Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18541
Tipo: | Dissertação |
Título: | Transferência da tecnologia e capacitação de pescadores artesanais para a pesca oceânica de pequena escala: O Projeto Barco-escola e cooperativismo no Estado do Ceará |
Título em inglês: | Transferência da tecnologia e capacitação de pescadores artesanais para a pesca oceânica de pequena escala: O Projeto Barco-escola e cooperativismo no Estado do Ceará |
Autor(es): | Leite Filho, Raimundo Hélio |
Orientador: | Furtado Neto, Manuel Antonio de Andrade |
Palavras-chave: | Engenharia de pesca;Cooperativa;Pescadores;Treinamento;Tecnologia e capacitação;Cooperative;Fishermen;Training;Technology and training;Pescados - Tecnologia;Pescadores;Cooperativismo;Pesca artesanal |
Data do documento: | 2008 |
Citação: | LEITE FILHO, R. H. (2008) |
Resumo: | As principais pescarias mundiais estão em declínio devido a enorme pressão exercida sobre os estoques pesqueiros, ocasionado um problema biológico e socioeconômico de difícil solução. No estado do Ceará, Brasil, a pesca de lagosta está em colapso, enfrentando a maior crise da história desta tradicional pescaria nordestina. A presente dissertação relata a capacitação tecnológica para a pesca artesanal realizada com trinta pescadores artesanais de três municípios do estado do Ceará, Brasil, conhecido como projeto Barco-Escola. Ele teve como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pescadores e da sustentabilidade do setor pesqueiro no estado do Ceará, através da transferência de tecnologia e capacitação de pescadores artesanais para a pesca de peixes durante o defeso da lagosta no Nordeste. Os procedimentos metodológicos foram especificados para permitir que a avaliação de impacto do estudo fosse realizada. A apresentação e discussão dos dados, referentes ao treinamento e capacitação dos pescadores, permitiram uma visão dos dados obtidos. Foram detalhadas atividades realizadas em terra e pescarias experimentais. A visão dos pescadores sobre o projeto deu uma idéia de como eles perceberam a nova tecnologia em que estavam sendo treinados. O projeto desenvolvido ensinou a pescar de uma forma diferente. Proporcionou novos conhecimentos: não deu o peixe de graça. O que os pescadores adquiriram foram elementos permanentes que os ajudarão ao longo de sua vida profissional. Esta dissertação mostrou ainda, que o conhecimento científico pode ser bem assimilado por pessoas leigas desde que se empreguem meios adequados para transmiti-lo. Nesse sentido, o projeto desenvolveu meios pedagógicos que poderão ser utilizados em novas experiências. Os pescadores treinados durante o projeto se tornaram replicadores junto aos seus colegas de profissão. Ficou, portanto, demonstrada a viabilidade concreta do projeto como elemento de desenvolvimento sustentável da pesca artesanal no Ceará |
Abstract: | Main worldwide fisheries are in decline due the enormous pressure on water supplies by fishing boats, which causes biological, social, and economic problems of difficult solution. In Ceará state, Brazil, lobster fisheries are on collapse, facing the biggest crisis of the history of this traditional resource from Northeast Brazil. The “School-Vessel” project described on this dissertation had as objective to contribute for the improvement of the quality of life of the fishermen and of the fisheries sustainability in Ceará state, through the artisan fishing qualification and technology transfer during the stop season of the lobster in the Northeast. Thirty fishermen were training in three municipal districts of Ceará state, Brazil, in order to give them conditions of increasing their income through the capture of fishing products of great market value. Methodological procedures were specified in order to allow the evaluation the study impacts. Discussion on the data regarding the fishermen training analyses their own vision. Activities accomplished both on inland and experimental fisheries on the sea are detailed. Fishermen vision on the project gives an idea of how they like it and the way they noticed in which ways the new technology can help them to get new salaries and improve their social status. The project taught fishermen to fish in different ways. This dissertation also showed that scientific knowledge can be assimilated by fishermen since it was well taught. In this direction, the project developed pedagogical ways that could be used in new experiences. The fishermen trained during the project if had become teachers to its colleagues of profession. It was, therefore, demonstrated concrete viability of the project as element of sustainable development of artisan fisheries in Ceará state |
Descrição: | LEITE FILHO, Raimundo Hélio. Transferência da tecnologia e capacitação de pescadores artesanais para a pesca oceânica de pequena escala: O Projeto Barco-escola e cooperativismo no Estado do Ceará. 2008. 70 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrária, Departamento de Engenharia de Pesca, Fortaleza-CE, 2008 |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18541 |
Aparece nas coleções: | PPGENP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_dis_rhleitefilho.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.