Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18451
Tipo: | Dissertação |
Título : | Renderização com amostragem adaptativa no domínio N-dimensional |
Título en inglés: | Rendering with adaptive sampling in the N-dimensional domain |
Autor : | Santos, Jonas Deyson Brito dos |
Tutor: | Cavalcante Neto, Joaquim Bento |
Co-asesor: | Vidal, Creto Augusto |
Palabras clave : | Ciência da computação;Renderização;Rendering;Iluminação de cena;Monte Carlo (Método);Amostragem adaptativa |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | SANTOS, Jonas Deyson Brito dos. Renderização com amostragem adaptativa no domínio N-dimensional. 2013. 71 f. Dissertação (Mestrado em ciência da computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho propõe melhorias em uma técnica de amostragem adaptativa multidimensional para renderização. Renderização é o processo de síntese de imagens por meio de algoritmos que simulam a iluminação em cenários virtuais. As técnicas mais gerais de renderização fotorrealística — aquelas que procuram obter imagens que se assemelham a fotografias — utilizam métodos de integração baseados em Monte Carlo para resolver a equação que descreve a distribuição de luz na cena (equação de renderização). Por ser um método probabilístico e utilizar amostras geradas randomicamente, Monte Carlo produz ruído na imagem final — resultado da variância das amostras — e portanto, pode necessitar de uma grande quantidade de amostras para que o ruído diminua a níveis aceitáveis. Com o intuito de se obter imagens de melhor qualidade com uma menor quantidade de amostras, foram pospostas técnicas de amostragem adaptativa que visam concentrar o esforço de amostragem em regiões mais importantes da cena. Neste trabalho, propõe-se a modificação de uma técnica de amostragem adaptativa multidimensional por meio da adição de duas etapas: substituição de amostras e integração auxiliar. Essas etapas visam dar mais robustez à técnica, possibilitando sua utilização em uma maior variedade de situações. Além da adição de duas etapas, também propõe-se uma técnica de reconstrução mais eficiente na etapa final. |
Abstract: | This work proposes improvements in a multidimensional adaptive sampling technique for rendering. Rendering is the process of synthesizing images by algorithms simulating lighting in virtual scenes. The more general techniques of photorealistic rendering — those seeking images that resemble photographs — use integration methods based on Monte Carlo to solve the equation that describes the distribution of light in the scene (rendering equation). Being a probabilistic method which uses randomly generated samples, Monte Carlo produces noise in the final image — result of samples’ variance — and therefore may require a large amount of samples to reduce the noise to acceptable levels. To obtain images of better quality with a lower number of samples, adaptive sampling techniques were proposed, concentrating sampling effort in the most important regions. In this work, we propose the addition of two steps to a multidimensional adaptive sampling technique: substitution of samples and auxiliary integration. These steps aim to give more strength to the technique, enabling their use in a wider variety of situations. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18451 |
Aparece en las colecciones: | DCOMP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_dis_jdbsantos.pdf | 12,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.