Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18385
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gondim, Meire Virgínia Cabral | - |
dc.contributor.author | Pelosi, Ana Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-15T13:59:11Z | - |
dc.date.available | 2016-07-15T13:59:11Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Gondim, M. V. C.; Pelosi, A. C. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-2014 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18385 | - |
dc.description | GONDIM, Meire Virgínia Cabral; PELOSI, Ana Cristina. Interface metáfora e metonímia inscritas nas concepções de violência entre estudantes brasileiros e franceses. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 65, p. 22-37, jul./dez. 2013. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Metáfora | pt_BR |
dc.subject | Metonímia | pt_BR |
dc.title | Interface metáfora e metonímia inscritas nas concepções de violência entre estudantes brasileiros e franceses | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A metáfora e a metonímia são recursos eminentemente humanos, presentes na linguagem da vida cotidiana, ambas consideradas estruturas de pensamento. No entanto, muitas vezes, essas manifestações misturam-se a ponto de não conseguirmos estabelecer de fato as fronteiras entre elas. Por isso objetivamos analisar a construção de metáforas e de metonímias e suas inter-relações nas concepções de violência de jovens com idade média de 11-13 anos, estudantes de duas escolas situadas nas cidades de Fortaleza, Ceará e Libourne, França. O trabalho foi realizado com base na pesquisa qualitativa, tendo como eixo um estudo comparativo que possibilitou-nos analisar a complexidade da construção de sentidos da categoria VIOLÊNCIA em termos sociocognitivos e culturais. O corpus analítico é constituído de trechos de entrevistas realizadas com 24 estudantes, divididos em 06 grupos de 04 integrantes (12 brasileiros, 12 franceses). A leitura e a análise dos dados basearam-se nos aportes teóricos da Linguística Cognitiva, em especial, a Teoria Cognitiva da Metáfora e da Metonímia – TCMM. A inter-relação metáfora/metonímia mostrou-se evidente quando os dois grupos discorreram sobre os sentimentos decorrentes de ações violentas, como a dor e a tristeza e quando usaram partes do corpo para comunicar esses sentimentos. Os dois grupos, ao conceptualizarem a violência, utilizaram-se de processos metafóricos e metonímicos o que nos permite sugerir uma universalidade parcial dos esquemas cognitivos de base corpórea para comunicar e expressar sentimentos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_mvcgondim.pdf | 278,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.