Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGondim, Meire Virgínia Cabral-
dc.contributor.authorPelosi, Ana Cristina-
dc.date.accessioned2016-07-15T13:59:11Z-
dc.date.available2016-07-15T13:59:11Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationGondim, M. V. C.; Pelosi, A. C. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn1982-2014-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18385-
dc.descriptionGONDIM, Meire Virgínia Cabral; PELOSI, Ana Cristina. Interface metáfora e metonímia inscritas nas concepções de violência entre estudantes brasileiros e franceses. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 65, p. 22-37, jul./dez. 2013.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectMetonímiapt_BR
dc.titleInterface metáfora e metonímia inscritas nas concepções de violência entre estudantes brasileiros e francesespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA metáfora e a metonímia são recursos eminentemente humanos, presentes na linguagem da vida cotidiana, ambas consideradas estruturas de pensamento. No entanto, muitas vezes, essas manifestações misturam-se a ponto de não conseguirmos estabelecer de fato as fronteiras entre elas. Por isso objetivamos analisar a construção de metáforas e de metonímias e suas inter-relações nas concepções de violência de jovens com idade média de 11-13 anos, estudantes de duas escolas situadas nas cidades de Fortaleza, Ceará e Libourne, França. O trabalho foi realizado com base na pesquisa qualitativa, tendo como eixo um estudo comparativo que possibilitou-nos analisar a complexidade da construção de sentidos da categoria VIOLÊNCIA em termos sociocognitivos e culturais. O corpus analítico é constituído de trechos de entrevistas realizadas com 24 estudantes, divididos em 06 grupos de 04 integrantes (12 brasileiros, 12 franceses). A leitura e a análise dos dados basearam-se nos aportes teóricos da Linguística Cognitiva, em especial, a Teoria Cognitiva da Metáfora e da Metonímia – TCMM. A inter-relação metáfora/metonímia mostrou-se evidente quando os dois grupos discorreram sobre os sentimentos decorrentes de ações violentas, como a dor e a tristeza e quando usaram partes do corpo para comunicar esses sentimentos. Os dois grupos, ao conceptualizarem a violência, utilizaram-se de processos metafóricos e metonímicos o que nos permite sugerir uma universalidade parcial dos esquemas cognitivos de base corpórea para comunicar e expressar sentimentos.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_mvcgondim.pdf278,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.