Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18299
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Formação de tutores para educação a distância em saúde: relato de experiência
Título(s) alternativo(s): Formación de tutores para educación a distancia en salud: relato de experiencia
Título em inglês: Training of tutors for distance education in health: a report of experience
Autor(es): Silva, Andréa Soares Rocha da
Oliveira, Luiz Roberto de
Cavalcante, Lidia Eugenia
Rolim, Raquel de Melo
Palavras-chave: Formação de tutores;Educação a distância online;Tecnologias e educação em saúde;The training of tutors;Online distance education;Technology and health education;Formación de tutores;Educación a distancia online;Tecnologías y educación para la salud
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Editora Universitária da UFPE
Citação: SILVA, A. S. R.; OLIVEIRA, L. R.; CAVALCANTE, L. E.; ROLIM, R. M. (2015)
Resumo: Apresenta relato de experiência sobre a formação de tutores para atuarem em Educação a Distância online em Saúde. Destaca as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC), com o intuito de capacitar profissionais para a tutoria no âmbito da formação permanente de profissionais em serviço. Com esse objetivo, relata o planejamento, as estratégias e os resultados da primeira edição do Curso de Formação de Tutores para EaD em Saúde, que objetivou fornecer habilitação inicial aos candidatos pré-selecionados para o exercício da tutoria nas primeiras turmas do Curso de Especialização em Saúde da Família, ofertadas pelo NUTEDS. Apresenta estudos teóricos que enfatizam a importância do trabalho docente em EaD e as habilidades e competências necessárias desse profissional. Em conclusão, descreve os resultados obtidos pelo NUTEDS na formação tutorial e o reconhecimento do necessário aprimoramento contínuo no exercício das competências próprias da atividade de tutoria.
Abstract: It presents an experience report on the training of tutors to work in Online Distance Education in Health. It highlights the actions developed by Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde, of Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC) in order to train professionals for tutoring under the continuing education of professionals in service. To that end, it reports the planning, estrategies and results of the first edition of the Tutors Training Course for Distance Education in Health, aimed to provide inicial qualification to pre-selected candidates for the practice of mentoring in the first classes of the Specialization Course Family Health oferred by NUTEDS. It presents theoretical studies that emphasize the importance of teaching in distance education and the necessary skills and expertise of this professional. In conclusion, it describes the results obtained by NUTEDS in tutorial training and the recognition of the need of continuous improvement in the exercise of its own powers mentoring activity.
Resumen: Se presenta un informe de experiencia en la formación de tutores para trabajar con Educación a Distancia online en el área de Salud. Destaca las acciones desarrolladas por el Centro de Tecnología y Educación a Distancia en Salud, de la Universidad Federal de Ceará (NUTEDS / UFC) con el fin de formar profesionales para tutoría dentro de la formación permanente de los profesionales de servicio. Con ese fin, informa la planificación, las estrategias y los resultados de la primera edición del Curso de Formación de Tutores para la Educación a Distancia en Salud, con el objetivo de proporcionar cualificación inicial de los candidatos preseleccionados en las primeras clases del Curso de Especialización en Salud Familiar, ofrecido por NUTEDS para la práctica de la tutoría. Presenta estudios teóricos que enfatizan la importancia de la enseñanza en la educación a distancia, las habilidades necesarias y la experiencia de este profesional. En conclusión, se describen los resultados de NUTEDS en la formación tutorial y el reconocimiento de la necesidad de mejora continua en el ejercicio de habilidades propias en la actividad de tutoría.
Descrição: SILVA, Andréa Soares Rocha da; OLIVEIRA, Luiz Roberto de; CAVALCANTE, Lídia Eugênia; ROLIM, Raquel de Melo. Formação de tutores para a educação a distância: relato de experiências. In: GUSMÃO; Cristine Martins Gomes de; BORBA, Vildeane da Rocha; MENEZES JÚNIOR, Júlio Venâncio de; OLIVEIRA, Carlos Alberto Pereira de; NASCIMENTO, Edinalva Neves; OLIVEIRA, Vinicius de Araújo (Orgs.). II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2015. p. 59-79.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18299
ISBN: 9788541507042
Aparece nas coleções:DCINF - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_capliv_asrsilva.pdf412,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.