Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18269
Type: | Dissertação |
Title: | O ensino de matemática aliado à educação financeira |
Title in English: | The teaching of mathematics combined with financial education |
Authors: | Gonçalves, Domingos Sávio de Sousa |
Advisor: | Andrade, Plácido Francisco de Assis |
Keywords: | Matemática;Educação financeira |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | GONÇALVES, Domingos Sávio de Sousa. O ensino de matemática aliado à educação financeira. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Devido ao pouco interesse por parte dos alunos na disciplina de Matemática surgiu-me a preocupação de pesquisar sobre o tema da Educação Financeira inserida com conteúdos da Matemática. Parti da hipótese de que a Educação Financeira poderia dar mais significado da disciplina de Matemática e ainda educar financeiramente os alunos, causando assim um benefício da sociedade em geral. Para entender melhor dos assuntos pesquisados assisti palestras e observei estudos de alguns autores que falam de ensino/aprendizagem, Educação Matemática e Educação Financeira como ESTEBAN, MACHADO, ROBERTS,SCHENEIDER e outros. Investiguei duas classes em que ministro aulas de Matemática do 1o e 2o anos do Ensino Médio, desejando encontrar respostas a algumas questões que me nortearam no andamento do trabalho: Qual o interesse dos discentes quanto a Educação Financeira? Quanto a Educação financeira pode contribuir sobre o ensino da Matemática? Quais assuntos financeiros mais interessam aos alunos? Quais os conteúdos matemáticos que podem ser trabalhados com a Educação Financeira? Qual o nível de conhecimento por parte dos alunos de alguns conceitos financeiros? Teria alguma diferença no ensino/aprendizagem ao resolver com os discentes questões, bem elaboradas, envolvendo Finanças e Matemática, ao invés do ensino/aprendizagem convencional? Que contribuições esse trabalho pode trazer a sociedade em geral? Para procurar respostas às perguntas acima, utilizei alguns instrumentais qualitativos e quantitativos, compostos de questionários e questões matemáticas-financeiras construídos por mim e que foram realizadas com 51 alunos do ensino médio. A pesquisa revelou que os alunos são deficientes quanto à linguagens financeiras (linguagem esta que costumam vir em provas nacionais,de acessos a vestibulares e concursos), que anseiam bastante em aumentar seus conhecimentos financeiros, que ao fazerem questões em contexto financeiro prestam muito mais atenção aos conteúdos matemáticos inseridos nessas questões. Também mostrou que, com um pouco de criatividade da parte docente, é possível trabalhar diversos conteúdos matemáticos junto com assuntos financeiros, inclusive Geometria. Revelou ainda que mesmo aqueles alunos que dizem não gostar da disciplina Matemática ficam desejosos e arriscam fazer cálculos e raciocinam mais por estarem trabalhando com questões financeiras que os interessam, pois percebem que tais assuntos fazem e farão parte no seu cotidiano no presente e futuro. Os principais propósitos deste trabalho foram: 1o) produzir um artigo educacional que auxiliasse os professores de Matemática a terem uma atenção maior por parte dos discentes em sua disciplina; 2o) fazer com que os alunos percebam como a Matemática faz parte do seu cotidiano, que mesmo conteúdos complexos têm sua aplicabilidade; 3o) dar definições e conceitos financeiros que ajudem os discentes na resolução de problemas e em suas vidas. |
Abstract: | Due to little interest from students in Mathematics came to me the concern of research on the Financial Education theme inserted with the mathematics content. Parti the hypothesis that financial education could give more meaning discipline of mathematics and also educate students financially, thus causing a benefit of society in general. To better understand the topics surveyed attended lectures and watched studies of some authors that speak of teaching / learning, Mathematics and Education Financial Education as ESTEBAN, MACHADO, ROBERTS, SCHENEIDER and others. Investigated two classes where mathematics classes minister of 1 and 2 years of high school, hoping to find answers to some questions that guided me in the progress of the work: What is the interest of students as Financial Education? The financial education can contribute to the teaching of Mathematics? What financial issues are most popular with students? What mathematical content that can be worked with the Financial Education? What level of knowledge by the students of some financial concepts? Have a difference in teaching / learning to solve with the students issues and prepared,involving Finance and Mathematics, rather than the teaching / learning conventional? What contributions this work can bring to society in general? To search for answers to the above questions, I used some qualitative and quantitative instruments, questionnaires compounds and mathematical and financial issues built by me and which were carried out with 51 high school students. The survey revealed that students are deficient in financial language (language that they usually come in national tests, accesses the vestibular and contests), who long enough to increase their financial knowledge that when making financial environment issues provide much attention to mathematical content embedded in these issues. It also showed that, with a little creativity the teaching part, you can work several mathematical content along with financial matters, including geometry. The survey revealed that even those students who say they do not like mathematics discipline are willing and risk making calculations and reason more for being working with financial issues that interest them because they realize that such things do and will take part in their daily lives in the present and future. The main purposes of this study were: 1) to produce an article education which would help mathematics teachers to have greater attention from students in their discipline; 2) to make the students realize how Mathematics is part of their daily lives, even complex contents have their applicability; 3) give definitions and financial concepts that help students in solving problems and in their lives. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18269 |
Appears in Collections: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_dssgonçalves.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.