Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18230
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos
Título em inglês: Technological tools in descriptive representation of documents: approach to content and as instruments
Autor(es): Tabosa, Hamilton Rodrigues
Paes, Denyse Maria Borges
Palavras-chave: Representação descritiva da informação;Metadados;RDA;Descriptive representation information;Metadata;RDA
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Biblionline
Citação: TABOSA, Hamilton Rodrigues; PAES, Denyse Maria Borges. Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 78-85, 2012.
Resumo: Apresentamos algumas reflexões acerca da necessidade de conhecimento de novas ferramentas utilizadas no tratamento da informação, na perspectiva do ensino da representação descritiva, além de mostrarmos os metadados como elementos facilitadores da catalogação descritiva, e de como vem sendo realizado o ensino de catalogação no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará – Campus Fortaleza – e suas implicações. Como metodologia, realizamos primeiramente um levantamento bibliográfico sobre o tema, através do qual foi possível ter acesso aos trabalhos de teóricos como Arellano, Assumpção, Lancaster, dentre outros. Empreendemos um estudo da proposta do novo código de catalogação denominado Descrição de Recursos e Acesso (RDA), feita pelo Joint Steering Committee for Revision of AACR (JSC AACR), responsável pela revisão do AACR, pois, apesar de ainda estar em processo de elaboração, deve substituir o AACR em breve, de modo que alertamos quanto à necessidade de conhecimento dessa ferramenta por parte de professores de catalogação e bibliotecários.
Abstract: Here are some reflections on the need for knowledge of new tools used in information processing, in view of the teaching of descriptive representation, and show the metadata as the enablers of descriptive cataloging, and how teaching is being done in the course of cataloging Librarianship, Federal University of Ceará - Fortaleza Campus - and its implications. As a methodology, first performed a literature on the subject, by which it was possible to have access to the work of theorists like Arellano, Assumption, Lancaster, among others. We undertook a study of the proposed new cataloging code called Resource Description and Access (RDA), made by the Joint Steering Committee for Revision of AACR (JSC AACR), responsible for revision of AACR, because, although still in the process of drafting should replace the AACR soon, so warn about the need for knowledge of this tool by teachers and librarians cataloging.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18230
ISSN: 1809-4775
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_hrtabosa.pdf409,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.