Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTabosa, Hamilton Rodrigues-
dc.contributor.authorPaes, Denyse Maria Borges-
dc.date.accessioned2016-07-08T16:33:27Z-
dc.date.available2016-07-08T16:33:27Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationTABOSA, Hamilton Rodrigues; PAES, Denyse Maria Borges. Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 78-85, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1809-4775-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18230-
dc.description.abstractHere are some reflections on the need for knowledge of new tools used in information processing, in view of the teaching of descriptive representation, and show the metadata as the enablers of descriptive cataloging, and how teaching is being done in the course of cataloging Librarianship, Federal University of Ceará - Fortaleza Campus - and its implications. As a methodology, first performed a literature on the subject, by which it was possible to have access to the work of theorists like Arellano, Assumption, Lancaster, among others. We undertook a study of the proposed new cataloging code called Resource Description and Access (RDA), made by the Joint Steering Committee for Revision of AACR (JSC AACR), responsible for revision of AACR, because, although still in the process of drafting should replace the AACR soon, so warn about the need for knowledge of this tool by teachers and librarians cataloging.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBiblionlinept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentação descritiva da informaçãopt_BR
dc.subjectMetadadospt_BR
dc.subjectRDApt_BR
dc.subjectDescriptive representation informationpt_BR
dc.subjectMetadatapt_BR
dc.subjectRDApt_BR
dc.titleFerramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrApresentamos algumas reflexões acerca da necessidade de conhecimento de novas ferramentas utilizadas no tratamento da informação, na perspectiva do ensino da representação descritiva, além de mostrarmos os metadados como elementos facilitadores da catalogação descritiva, e de como vem sendo realizado o ensino de catalogação no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará – Campus Fortaleza – e suas implicações. Como metodologia, realizamos primeiramente um levantamento bibliográfico sobre o tema, através do qual foi possível ter acesso aos trabalhos de teóricos como Arellano, Assumpção, Lancaster, dentre outros. Empreendemos um estudo da proposta do novo código de catalogação denominado Descrição de Recursos e Acesso (RDA), feita pelo Joint Steering Committee for Revision of AACR (JSC AACR), responsável pela revisão do AACR, pois, apesar de ainda estar em processo de elaboração, deve substituir o AACR em breve, de modo que alertamos quanto à necessidade de conhecimento dessa ferramenta por parte de professores de catalogação e bibliotecários.pt_BR
dc.title.enTechnological tools in descriptive representation of documents: approach to content and as instrumentspt_BR
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_hrtabosa.pdf409,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.