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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Informação e memoria: a biblioteca como fonte de conhecimento
Título em inglês: Information and memory: the library as a source of knowledge
Autor(es): Albuquerque, Morgana Ramos
Guerra, Maria Aurea Montenegro Albuquerque
Palavras-chave: Biblioteca – memória social;Registros do conhecimento;Informação e memória;Library - social memory;Records of knowledge;Information
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Revista Diálogos Acadêmicos
Citação: ALBUQUERQUE, Morgana Ramos; GUERRA, Maria Aurea Montenegro Albuquerque. Informação e memória: a biblioteca como fonte de conhecimento. Revista Diálogos Acadêmicos, Fortaleza, n. 1, v. 1, jan./jun. 2012.
Resumo: Aborda a biblioteca como lugar de memória e espaço do conhecimento. A necessidade da informação para a evolução da sociedade tornou necessário o surgimento de uma instituição que promovesse a organização dos registros informacionais e a preservação desse conhecimento. Eis o contexto em que a biblioteca se insere como guardiã do saber. Temse por objetivo apresentar um retrospecto da informação, enfatizando sua importância na prática social e na apreensão de conhecimento. Apresenta, também, a evolução dos registros do conhecimento na sociedade e bem como a biblioteca como espaço de preservação e de conservação de registros informacionais e de produção cultural. Buscou-se, nesta comunicação, realizar um levantamento bibliográfico, no qual abordasse os fatores que caracterizam a biblioteca como guardiã da produção científica e como importante instrumento na construção da identidade sócio-cultural. Conclui-se que, entre as instituições envolvidas com a preservação da memória, a biblioteca tem papel indiscutível na salvaguarda e disseminação do passado e, portanto, da identidade cultural de um povo.
Abstract: Discusses the library as a place of memory and space knowledge. The need for the development of information society necessitated the emergence of an institution that promotes the organization of informational records and the preservation of this knowledge. This is the context in which the library is inserted as the guardian of knowledge. It has for objective to present a retrospective of the information, emphasizing its importance in social practice and in the apprehension of knowledge. It also presents the evolution of records of knowledge in society and presents the library as a space for preservation and conservation of records informational and cultural production. We tried to in this communication, conduct a literature review, in which approached the factors that characterize the library as the guardian of scientific production and an important tool in the construction of socio-cultural identity. It is concluded that among the institutions involved in preservation, the library has indisputable role in safeguarding and dissemination of the past and therefore the cultural identity of a people.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18224
ISSN: 22387374
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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