Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18179
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB |
Autor(es): | Santos, Raimundo Nonato Ribeiro dos Coelho, Odete Máyra Mesquita Santos, Kleber Lima dos |
Palavras-chave: | Inteligência coletiva;Aprendizagem colaborativa;Google;Collective intelligence;Collaborative learning |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes |
Citação: | SANTOS, Raimundo Nonato Ribeiro dos; COELHO, Odete Máyra Mesquita; SANTOS, Kleber Lima dos. Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB. Revista do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes, João Pessoa, v. 3, n.1, p. 87-108, 2014. |
Resumo: | Investiga a usabilidade das ferramentas Google pelos discentes da pós-graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba e sua contribuição na construção de uma inteligência coletiva. A sociedade contemporânea, caracterizada pela crescente evolução das tecnologias digitais de informação e da comunicação, disponibiliza inúmeros recursos para a construção de um ambiente de aprendizagem colaborativa. Nesse cenário, podemos nos valer das possibilidades oferecidas pela Web 2.0, onde a palavra chave é interação e colaboração para a construção coletiva de conhecimentos. Analisa as várias funções do Google em processos de ensino‐aprendizagem como promotor de ações colaborativas no universo da interatividade virtual, por uma amostra de alunos da pósgraduação, no contexto formal de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | Investigates the usability of the Google tools by students of the postgraduate Centro de Ciências Sociais Aplicadas of the Universidade Federal da Paraíba and their contribution in building a collective intelligence. Contemporary society is characterized by the increasing evolution of digital technologies for information and communication, and offers numerous features to building a collaborative learning environment. In this scenery, we can avail ourselves of the opportunities offered by Web 2.0, where the keyword is interaction and collaboration for the collective construction of knowledge. Analyzes the various functions of Google in the teaching-learning processes as promoter of collaborative actions in the virtual world of interactivity, for a sample of graduate students in the context of formal teaching and learning. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18179 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_rnrsantosommcoelhoklsantos.pdf | 572,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.