Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17900
Type: Capítulo de Livro
Title: A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa
Authors: Farias, Gabriela Belmont de
Sales, Odete Máyra Mesquita
Keywords: Aprendizagem significativa;Competência em informação;Construção do conhecimento;Mapa conceitual;Prática docente;Meaningful Learning;Information Literacy;Knowledge Construction;Conceptual Map;Teaching Practice
Issue Date: 2015
Publisher: Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación
Citation: Farias, G. B.; Sales, O. M. M. (2015)
Abstract in Brazilian Portuguese: O desafio da docência no ensino superior está em estimular a criatividade dos discentes por meio das metodologias de aprendizagens aplicadas no ensino. Para tanto é necessário que os docentes reflitam sobre o aperfeiçoamento dos métodos e instrumentos educacionais que iram trabalhar em sala de aula. O objetivo do trabalho está em descrever a experiência da utilização do mapa conceitual, como ferramenta de construção do conhecimento e do desenvolvimento da competência em informação, por meio de conteúdos teóricos e práticos ministrados no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. A metodologia adotada foi à pesquisa bibliográfica relacionada à teoria do mapa conceitual, desenvolvida por Novak (1984) a partir da Teoria da aprendizagem de David Ausbel na qual tem como perspectivas a organização do conhecimento, baseado no conhecimento prévio adquiro. O segundo momento foi à aplicação em sala de aula e o acompanhamento da construção dos mapas conceituais. Os resultados do processo da construção dos mapas conceituais refletem na postura crítica e participativa do discente nos conteúdos ministrados em sala de aula. Percebeu-se que o uso do mapa conceitual pode auxiliar os discentes e docentes a esquematizar e ressaltar os aspectos que devem ser trabalhados em sala de aula por meio de uma inter-relação entre a teoria e a prática.
Abstract: The challenge of teaching in higher education is to stimulate the creativity of students through learning methodologies applied in teaching. This requires that teachers reflect on the improvement of educational methods and tools that will work in the classroom. The objective is to describe the experience of using concept maps as a construction tool of knowledge and the development of information literacy, through theoretical and practical content taught in the course of Library of the Federal University of Ceará. The methodology was the literature related to the theory of conceptual map, developed by Novak (1984) from the David Ausubel learning theory in which has the prospects the organization of knowledge, based on the acquire prior knowledge. The second step was the implementation in the classroom and monitoring of the construction of conceptual maps. The results of the concept maps construction process reflect the critical and participatory attitude of the student in the content taught in the classroom. It was noticed that the use of concept maps can help students and teachers to lay out and highlight the aspects that must be worked into the classroom through an interrelationship between theory and practice.
Description: FARIAS, Gabriela Belmont de; SALES, Odete Máyra Mesquita. A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa. In: VÁSQUEZ, Jon Zabala; JIMÉNEZ, Rodrigo Sánchez; MORENO, María Antonia García (coords.). (Org.). EDICIC 15: VII Encuentro Ibérico Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2015, p. 1-10.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17900
ISSN: 978 -84-608 -3330 -7
Appears in Collections:DCINF - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_capliv_gbfarias.pdf317,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.