Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17893
Type: Capítulo de Livro
Title: Sistema de informação aberto como recurso para organização do conhecimento e de mediação da aprendizagem
Title in English: Open information system as feature of knowledge organizing and learning mediation
Authors: Varela, Aida Varela
Farias, Maria Giovanna Guedes
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Keywords: Sistema aberto de informação;Organização do conhecimento;Aprendizagem;Usuário e profissional da informação;Open information system;Knowledge organization;Learning;Users;Information professional
Issue Date: 2015
Publisher: Facultad de Comunicación y Documentación, Universidad de Murcia
Citation: Varela, A. V.; Farias, M. G. G.; Barbosa, M. L. A. (2015)
Abstract in Brazilian Portuguese: Bibliotecas, arquivos e centros de documentação podem ser considerados sistemas de informação de cunho social, cuja função é a de desenvolver proces-sos de gestão, de modo a viabilizar a difusão da informação para o usuário, objetivando ampliar a base de conhecimento do indivíduo e, consequente-mente, da sociedade. Assim, esses sistemas, são planejados para operacionalizar o fluxo informacional e possibilitar o acesso e uso da informação pelo usu-ário, mediante a integração de métodos, pessoas e equipamentos. Nesta comunicação objetiva-se mos-trar de que forma um sistema de informação aberto, que tem como finalidade a comunicação e mediação da informação, pode oferecer ferramentas facilitado-ras para o aprendizado. Para alcançar tais objetivos, procedeu-se a uma revisão de literatura sobre a te-mática em foco, buscando estabelecer pressupostos teórico-conceituais, subsidiados pelas diferentes visões de autores nacionais e internacionais. Conclui-se que a construção de um sistema aberto de infor-mação – pautado na partilha do conhecimento, na responsabilidade social da Ciência da Informação, no processo comunicativo, mediacional, interativo e dialógico entre o profissional da informação e o usuá-rio – viabiliza a disseminação do conhecimento e facilita o aprendizado.
Abstract: Libraries, archives and documentation centers can be considered socially oriented information systems whose function is to develop management processes in order to facilitate the dissemination of information to the user, aiming to expand the individual's knowledge base and consequently of the society. Thus, these systems are designed to operationalize the infor-mation flow and enable access and use of information by the user, by integrating methods, people and equipment. In this paper aims to show how an open information system, which aims at communication and mediation of information, can provide enabling tools for learning. To achieve these goals, this article pro-ceeded to a review of literature on the subject in fo-cus, seeking to establish theoretical and conceptual assumptions, subsidized by the dialogue with national and international authors. It is concluded that the construction of an open information system - founded on the sharing of knowledge, social responsibility of the Information Science, in the communicative pro-cess, mediacional, interactive and dialogical with professional information - enables the dissemination of knowledge and facilitates learning of users.
Description: VARELA, Aida Varela; FARIAS, Maria Giovanna Guedes; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu. Sistema de informação aberto como recurso para organização do conhecimento e de mediação da aprendizagem. In: MUÑOZ, José Vicente Rodríguez; LEIVA, Isidoro Gil; ORTUÑO, Pedro Manuel Díaz; MÉNDEZ, Francisco Javier Martínez. (Org.). Organización del conocimiento: sistemas de información abiertos: Congreso ISKO España y Portugal, 2.; Congreso ISKO, 12.,2015, España. Murcia, Espanha: Universidad de Murcia, Facultad de Comunicación y Documentación. , 2015, p. 160-171.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17893
ISBN: 978-84-608-3558-5
Appears in Collections:DCINF - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_capliv_avvarelamggfariasmlabarbosa.pdf334,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.