Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17891
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Inovando a ação pedagógica mediante o uso de ferramentas cognitivas: potencializando o aprendizado
Autor : Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Farias, Maria Giovanna Guedes
Palabras clave : Inovação;Ações pedagógicas;Ferramentas cognitivas;Mediação;Aprendizagem;Cognitive tools;Teaching;Innovation;Mediation;Learning
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación
Citación : Varela, A. V.; Barbosa, M. L. A.; Farias, M. G. G. (2015)
Resumen en portugués brasileño: Apresenta e analisa ferramentas que potencializam a modificabilidade humana, no que tange ao estrutural e ao cognitivo para a aprendizagem e, consequentemente, para a leitura de mundo, auxiliando o docente e o aprendiz com o uso de estratégias cognitivas. Em uma perspectiva construtivista da aprendizagem, pode-se considerar como ferramentas cognitivas ou mindtools, todas as tecnologias ou aplicações facilitadoras da aprendizagem significativa e do pensamento crítico, tendo como foco a reflexão, a construção do conhecimento, a colaboração, a conversação e a articulação. Trata-se de revisão de literatura delineada no contexto da influência das tecnologias, aqui consideradas no sentido amplo da palavra, incluindo as tecnologias de educação, de informação e comunicação, objetivando a ampliação e flexibilidade da cognição humana. Neste trabalho, discute-se o papel de profissionais que, em seu fazer cotidiano, são responsáveis por mediar a aprendizagem, ou seja, a partilha e a construção do conhecimento. Destarte, faz-se necessário criar possibilidades e ambientes propícios aos profissionais da educação, para a realização de análise de sua prática pedagógica, problematizando as concepções epistemológicas que a embasam, para que se modifique o modus operandi do processo ensino-aprendizagem. Para isso, é preciso promover a consciência de que qualidade não existe a priori, ela precisa ser negociada e construída, ela terá pesos e sentidos diferentes em cada contexto.
Abstract: Presents and analyzes tools that enhance human modifiability, with regard to structural and cognitive for learning and hence for the world of reading, assisting teachers through the established mediation between social actions and individual or collective motivations. In a constructivist approach to learning, can be considered as cognitive tools or mind tools all technologies or applications that facilitate meaningful learning and critical thinking, focusing on reflection, knowledge building, collaboration, conversation, and articulation. It is literature review outlined in the context of the influence of information and communication technologies and theories of cognitive flexibility, in order to discuss a new role for teachers and other professionals who deal with information and learning, an effective integration of ICT in educational systems, and proper training of mediators information. Thus, it is necessary to create opportunities and environments conducive to professional education, to carry out analysis of their teaching, questioning the epistemological conceptions that underlie, in order to modify the modus operandi of the teaching-learning process. For this, we need to promote the awareness that quality does not exist a priori, it must be negotiated and built, it will have weights and different meanings in each context.
Descripción : VARELA, Aida Varela; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Inovando a ação pedagógica mediante o uso de ferramentas cognitivas: potencializando o aprendizado. In: VÁZQUEZ, Jon Zabala; JIMÉNEZ, Rodrigo Sánchez; MORENO, María Antonia García. (Org.). EDICIC 15: VII Encuentro Ibérico Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital.Madri: Universidad Complutense de Madrid, 2015, p. 1-16.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17891
ISBN : ISBN: 978 -84-608 -3330 -7
Aparece en las colecciones: DCINF - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_capliv_avvarelamlabarbosamggfarias.pdf309,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.