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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mediação da informação como prática social: os alicerces teóricos de uma pesquisa
Título em inglês: Mediation of information as social practice: the theoretical foundations of research
Autor(es): Farias, Maria Giovanna Guedes
Palavras-chave: Mediação da informação;Paradigma social;Comunidades;Protagonismo social;Information mediation;Social paradigm;Communities;Social leadership
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: PBCIB: pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia
Citação: FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Mediação da informação como prática social: os alicerces teóricos de uma pesquisa. PBCIB: pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 331-345, 2015.
Resumo: Apresenta recorte teórico de tese de doutorado em Ciência da Informação, cujo objetivo se concentrou em analisar o processo de produção, implementação e avaliação de um modelo de mediação da informação, com vistas a oferecer subsídios teórico-metodológicos para promoção do protagonismo social nos moradores de uma comunidade. Nesta comunicação, evidenciam-se apenas fundamentos conceituais em torno da mediação da informação e do paradigma social da área em questão, os quais conduziram todo o caminhar dentro do campo de estudo, a exemplo de ações de informação pensadas e aplicadas para e com os sujeitos da pesquisa. Os resultados demonstram que o mediador, ao atuar em uma comunidade, pode ajudar os moradores, levando ao conhecimento dos interessados, os aspectos que envolvem alguns graus de empoderamento e a necessidade de discussão de todas as informações necessárias para se pleitear políticas, projetos e ações. Conclui-se que a informação mediada tem o poder de conduzir o sujeito ao protagonismo social, impulsionando-o a participar ativamente de processos decisórios na sociedade da informação.
Abstract: It presents theoretical clipping of a doctoral thesis in Information Science, whose objective focused on analyzing the production process, implementation and evaluation of an information mediation model, in order to offer theoretical and methodological subsidies for promoting social leadership the residents of a community. In this communication, we showed only conceptual foundations around the information mediation and social paradigm of this area, which led the entire walk within the field of study, like thought information provision and applied for and the subjects. The results demonstrate that the mediator, to work in a community, can help residents, leading to the knowledge of those concerned, the aspects that involve some degree of empowerment and the need for discussion of all the information necessary to plead policies, projects and actions. It concludes that the mediated information has the power to lead the subject to social leadership, urging him to actively participate in decision-making processes in the information society.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17842
ISSN: 1981-0695
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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