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dc.contributor.authorFarias, Maria Giovanna Guedes-
dc.date.accessioned2016-06-21T18:23:46Z-
dc.date.available2016-06-21T18:23:46Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFARIAS, Maria Giovanna Guedes. Mediação da informação como prática social: os alicerces teóricos de uma pesquisa. PBCIB: pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 331-345, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1981-0695-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17842-
dc.description.abstractIt presents theoretical clipping of a doctoral thesis in Information Science, whose objective focused on analyzing the production process, implementation and evaluation of an information mediation model, in order to offer theoretical and methodological subsidies for promoting social leadership the residents of a community. In this communication, we showed only conceptual foundations around the information mediation and social paradigm of this area, which led the entire walk within the field of study, like thought information provision and applied for and the subjects. The results demonstrate that the mediator, to work in a community, can help residents, leading to the knowledge of those concerned, the aspects that involve some degree of empowerment and the need for discussion of all the information necessary to plead policies, projects and actions. It concludes that the mediated information has the power to lead the subject to social leadership, urging him to actively participate in decision-making processes in the information society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPBCIB: pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediação da informaçãopt_BR
dc.subjectParadigma socialpt_BR
dc.subjectComunidadespt_BR
dc.subjectProtagonismo socialpt_BR
dc.subjectInformation mediationpt_BR
dc.subjectSocial paradigmpt_BR
dc.subjectCommunitiespt_BR
dc.subjectSocial leadershippt_BR
dc.titleMediação da informação como prática social: os alicerces teóricos de uma pesquisapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrApresenta recorte teórico de tese de doutorado em Ciência da Informação, cujo objetivo se concentrou em analisar o processo de produção, implementação e avaliação de um modelo de mediação da informação, com vistas a oferecer subsídios teórico-metodológicos para promoção do protagonismo social nos moradores de uma comunidade. Nesta comunicação, evidenciam-se apenas fundamentos conceituais em torno da mediação da informação e do paradigma social da área em questão, os quais conduziram todo o caminhar dentro do campo de estudo, a exemplo de ações de informação pensadas e aplicadas para e com os sujeitos da pesquisa. Os resultados demonstram que o mediador, ao atuar em uma comunidade, pode ajudar os moradores, levando ao conhecimento dos interessados, os aspectos que envolvem alguns graus de empoderamento e a necessidade de discussão de todas as informações necessárias para se pleitear políticas, projetos e ações. Conclui-se que a informação mediada tem o poder de conduzir o sujeito ao protagonismo social, impulsionando-o a participar ativamente de processos decisórios na sociedade da informação.pt_BR
dc.title.enMediation of information as social practice: the theoretical foundations of researchpt_BR
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