Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17806
Type: Artigo de Periódico
Title: Os jovens e o reconhecimento da empatia: análise descritiva da reatividade interpessoal em jovens de diferentes contextos sociais
Authors: FORMIGA, Nilton Soares
Keywords: Empatia;Contexto social;Jovens
Issue Date: 2013
Publisher: Revista de Psicologia
Citation: FORMIGA, Nilton Soares. Os jovens e o reconhecimento da empatia: análise descritiva da reatividade interpessoal em jovens de diferentes contextos sociais. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 75-82, jan./jun. 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: A empatia refere-se à disposição funcional das pessoas para as trocas de experiências expostas de maneira incondicional em relação ao outro. Estas poderiam diferenciar nos jovens em função do sexo, idade e classe social. O presente estudo tem como objetivo avaliar relação inter-dimensão nos fatores da empatia e a diferença na média de resposta dos jovens de diferentes contextos sócio-institucionais. 46 sujeitos, do sexo masculino e do sexo feminino, de 12 a 21 anos, de instituição social para cuidados de jovens em situação de riso, instituição religiosa cristã e de colégio público na cidade de João Pessoa-PB responderam a escala multidimensional de reatividade interpessoal de Davis. Observaram-se correlações de Spearman positivas entre das dimensões da empatia e que os jovens de instituição religiosa cristã e de colégio público tiveram médias superiores na consideração empatia, tomada de perspectiva e fantasia empática.
Abstract: Empathy refers to the functional disposition that people have to exchange experiences exposed unconditionally to the other. These experiences could be different in young by gender, age and social class. The present study aims to evaluate the inter-dimensional relationship in factors of Empathy and the difference in mean response of young people from different socio-institutional contexts. 46 subjects, male and female, 12-21 years of social institution for the care of young people at risk, Christian religious institutions and public school in the city of João Pessoa answered multidimensional scale of interpersonal reactivity Davis. It was found Positive Spearman correlations between dimensions of empathy and the young Christian religious institution and public school had higher mean in regards empathy, perspective taking and empathic fantasy.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17806
ISSN: 2179-1740(online)
0102-1222(impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_art_nsformiga.pdf472,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.