Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17720
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Ferramentas digitais e formação de professores
Título en inglés: Digital tools and training teachers
Autor : Zavam, Aurea Suely
Paiva, Ludmila Rodrigues
Palabras clave : Formação de Professores;Ensino de Língua Portuguesa;Objetos de Aprendizagem
Fecha de publicación : 2011
Citación : ZAVAM, Aurea Suely; PAIVA, Ludmila Rodrigues. Ferramentas digitais e formação de professores. Educação & Tecnologia, Minas Gerais, v. 16, n. 3, p. 48-58, 2011.
Resumen en portugués brasileño: Considerando que os cursos de formação de professores, a despeito de todo o avanço na área das tecnologias da informação e comunicação (TIC), ainda não deram a devida atenção à formação de profissionais habilitados para a utilização de ferramentas digitais voltadas para o ensino, os egressos desses cursos chegam às escolas, quase sempre, despreparados para a adoção de recursos que funcionariam como apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Tentando romper com esse descompasso e ainda difundir recursos digitais que se prestam a servir como ferramenta de ensino, discutimos, neste artigo, a importância das TIC para a formação do professor e, em seguida, apresentamos a análise de duas ferramentas digitais, especificamente dois objetos de aprendizagem (OA) de língua portuguesa, disponíveis no Portal do Professor (www.portaldoprofessor.mec.gov.br). A análise baseou-se fundamentalmente em Mendes, Souza e Caregnato (2004), que apontam as principais características de um OA, e em Bieliukas et al. (2010), que tecem considerações sobre características pedagógicas, tecnológicas e de interação humano-computador no desenvolvimento desses artefatos digitais, e ainda levou em consideração as recomendações previstas pelos Referenciais para Elaboração de Material Didático para EaD no Ensino Profissional e Tecnológico, do Ministério da Educação (MEC). Os resultados permitiram observar que as ferramentas digitais podem (e devem) ser utilizadas pelo professor como meio para alcançar uma aprendizagem baseada em interesse, criatividade e autonomia do aprendiz.
Abstract: Considering that teacher-training colleges, despite all the advances in information and communications technologies (ICT), have not given enough attention to the importance of training teachers to use digital tools, the graduates of these colleges often begin to work unprepared to adopt digital technology to support the teaching and learning process. In order to try to improve teacher training and the adoption of digital resources suitable for use as teaching tools, we discuss in this article the importance of ICTs for teacher training. Also, we present an analysis of two digital tools, specifically two learning objects for teaching the Portuguese language that are available on Portal do Professor (www.portaldoprofessor.mec.gov.br). The analysis was based on Mendes, Souza and Caregnato (2004) who point out the main aspects of a learning object and Bieliukas, et al. (2010) who discuss educational and technological features and humancomputer interaction in the development of digital artifacts. Additionally, we considered recommendations provided by the References for Development of Teaching Materials for Distance Education in Technological Education, Ministry of Education (MEC). The results showed that digital tools can and should be used by teachers to enhance learning based on interest, creativity and learner autonomy.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17720
ISSN : 2317-7756 (online)
1414-5057 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_art_aszavam.pdf753,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.