Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1771
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do padrão crânio-cérvico-facial através de fotografias padronizadas em indivíduos com apnéia obstrutiva do sono
Título em inglês: Assessment of the craniofacial and cervical parameters using standardized photography in individuals with obstructive sleep apnea
Autor(es): Teles, Marjorie Parentes
Orientador: Chaves Júnior , Cauby Maia
Palavras-chave: Síndromes da Apnéia do Sono;Circunferência Craniana;Apneia Obstrutiva do Sono
Data do documento: 2007
Citação: TELES, M. P. Avaliação do padrão crânio-cérvico-facial através de fotografias padronizadas em indivíduos com apnéia obstrutiva do sono. 2007. 88 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2007.
Resumo: A Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é um distúrbio respiratório que se caracteriza pela obstrução recorrente das vias aéreas superiores durante o sono, na qual componentes anatômicos estão quase sempre envolvidos. Embora a cefalometria seja tradicionalmente utilizada para caracterização da morfologia craniofacial, métodos que se utilizam de fotografias padronizadas e análise facial vêm ganhando espaço na prática clínica diária. Este estudo foi conduzido através da aquisição de fotografias faciais digitais padronizadas de 60 indivíduos que se apresentaram por indicação médica para realização de exame de monitorização do sono (exame polissonográfico). Procurou-se estabelecer as características crânio-cérvico-faciais de indivíduos com SAHOS e suas possíveis associações com os dados polissonográficos coletados. Os resultados demonstraram que: as medidas craniofaciais obtidas indicam um predomínio do padrão vertical de crescimento (p<0,05); os indivíduos com SAHOS apresentaram alterações na região cervical na qual a medida de circunferência de pescoço se encontrou aumentada significativamente (p<0,05); verificou-se uma interação de variáveis craniofaciais e antropométricas com a variável polissonográfica representativa da quantidade de pausas respiratórias por hora de sono, evidenciando que quanto maior for o terço facial superior, o terço facial inferior e a circunferência cervical maiores serão as chances de o indivíduo apresentar SAHOS.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1771
Aparece nas coleções:DCOD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_dis_mpteles.pdf829,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.