Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17551
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Uma revisão teórica sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e estratégias educacionais de atendimento ao aluno com TDAH |
Autor : | FERREIRA, Patrícia Villa da Costa |
Palabras clave : | TDAH;Educação;Treinamento de professores |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | Revista de Psicologia |
Citación : | FERREIRA, Patrícia Villa da Costa. Uma revisão teórica sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e estratégias educacionais de atendimento ao aluno com TDAH. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 57-75, jul./dez. 2011. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo visa realizar uma revisão das diferentes abordagens sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e apresentar os programas de apoio disponibilizados nos Estados Unidos e no Brasil aos indivíduos com estas caracteríticas, como também, apresentar algumas estratégias educacionais de atendimento a este grupo de alunos. A educação deve procurar alterntivas na busca da inserção social e escolar de número crescente de alunos, procurando contornar situações sociais, culturais e econômicas adversas aos padrões de ensino propostos pelo sistema educacional tradicional. No contexto atual são recorrentes situações de alunos com dificuldade de aprendizagem e baixo rendimento acadêmico. Inseridos neste grupo, estão os alunos que apresentam características do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH, que vivenciam em seu cotidiano condições desfavoráveis a seus processos de desenvolvimento e aprendizagem, resultando frequentemente em conflitos de ordem socioafetiva e cognitiva que podem conduzir ao fracasso escolar. Esses alunos exibem características como alto grau de energia, curiosidade e pensamento divergente, também presentes no indivíduo criativo, o que ocasiona forma singular e própria de lidar com o conhecimento e de aprender. |
Abstract: | This article aims to present a review of the different approaches in relation to Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and provides the support programs available in the United States and in Brazil to individuals with these characteristics. In addition, it presents some educational strategies available to this group of students. Education must seek alternatives in the pursuit of social and academic inclusion of an increasing number of students, trying to work around social, cultural and economic situations adverse to the educational standards offered by the traditional educational system. In the present context, one may observe the recurrent situation of students with learning disabilities and low academic performance. Within this group there are students who exhibit Attention Deficit Disorder and Hyperactivity - ADHD characteristics. They experience unfavorable conditions to their development and learning process in their daily lives, often resulting in cognitive and social-affective conflicts, which may lead to academic failure. These students exhibit characteristics such as high energy, curiosity and divergent thinking, they also present in the creative individual, which leads to a singular way to deal with knowledge and learning. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17551 |
ISSN : | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_art_pvcferreira.pdf | 820,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.