Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17504
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Dificuldades de aprendizagem e retardo mental: estudo de caso |
Autor : | Schoen-Ferreira, Teresa Helena Hanazumi, Aline Lobo, Fernanda Senna Abreu, Heloisa Galbiatti Acrani, Isabela Olszanski Martelet, Márcia Regina Fumagalli |
Palabras clave : | Problemas de aprendizagem;Retardo mental;Educação infantil |
Fecha de publicación : | 2010 |
Editorial : | Revista de Psicologia |
Citación : | SCHOEN-FERREIRA, Teresa Helena; HANAZUMI, Aline; LOBO, Fernanda Senna; ABREU, Heloisa Galbiatti; ACRANI, Isabela Olszanski; MARTELET, Márcia Regina Fumagalli. Dificuldades de aprendizagem e retardo mental: estudo de caso. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 33-42, jan./jun. 2010. |
Resumen en portugués brasileño: | O diagnóstico precoce é sempre um forte aliado na terapêutica de qualquer patologia, inclusive em casos de retardo mental. Assim, pode-se planejar uma intervenção mais adequada e efetiva, viabilizando a inserção social do indivíduo. O objetivo deste estudo é observar o quadro de Dificuldades de Aprendizagem como manifestação de Retardo Mental em dois irmãos gêmeos de 5 anos e 7 meses, cursando o Estágio II (série que antecede o Ensino Fundamental em dois anos) de uma escola de rede pública de ensino de São Paulo. Para a sua elaboração foram aplicados, nas crianças, testes do desenvolvimento em várias áreas e um teste de inteligência, e realizadas entrevistas dirigidas com sua mãe e suas professoras. Desta forma, dispusemos de informações acerca do desenvolvimento motor, psicológico e social dos gêmeos, as quais possibilitarão o acompanhamento dos quadros de maneira mais próxima do ideal. |
Abstract: | The early diagnosis is always a strong allied in the therapy of any pathology, including cases of mental retard. This way, a more appropriate and effective intervention can be planned, favouring the individual’s inclusion on the society. The objective of this study is to observe cases of learning difficulties as a manifestation of mental retard in two twin siblings 5 years, 7 months old, coursing the Stage II (grade that precedes the fundamental education in two years) of a public school of São Paulo, Brazil. In order to conduct this study, development tests in several areas and intelligence tests were applied in the children, and interviews were conducted with their mother and teachers. This way, we got information about the motor, psychological and social development of the siblings, making it possible to accompany these cases closer to the ideal way. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17504 |
ISSN : | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_art_thschoen-ferreiraahanazumifslobo.pdf | 336,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.