Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1739
Type: | Dissertação |
Title: | Educação ambiental como espaço de atuação do enfermeiro |
Title in English: | Environmental education as space of nurse practice |
Authors: | Beserra, Eveline Pinheiro |
Advisor: | Alves, Maria Dalva Santos |
Keywords: | Educação Ambiental;Educação em Saúde |
Issue Date: | 2009 |
Citation: | BESERRA, E. P. Educação ambiental como espaço de atuação do enfermeiro. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza. Universidade Federal do Ceará, 2009. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A educação é condição-chave para a consciência ambiental, ou seja, faz despertar nas pessoas a responsabilidade com a natureza e preocupação com novas relações comprometidas com o meio ambiente. Neste contexto, esta investigação se propôs realizar uma pesquisa-ação, na qual o enfermeiro insere-se na escola efetuando ações relacionadas à educação ambiental num espaço de debate e crescimento coletivo com adolescentes. Objetivou-se promover um espaço crítico-reflexivo acerca da saúde ambiental junto ao adolescente. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado na Escola de Ensino Fundamental Manoel Pereira de Brito, pertencente à rede municipal de ensino, com sede em Bolso, no Município de São Gonçalo do Amarante- Ceará, a qual localiza-se nas proximidades da proposta de implantação de uma usina termelétrica a carvão mineral. A população do estudo foi composta por um grupo com dezessete adolescentes. O período da investigação aconteceu de janeiro a setembro de 2009. Os instrumentos e procedimentos que foram utilizados foi observação, diário de campo, gravador e abordagem grupal. No primeiro encontro, foi utilizado o desenho estória com tema, tomando o seguinte eixo norteador: O que você entende como saúde ambiental? Logo depois, fora apresentado pelos participantes o relato da estória do desenho. No segundo encontro, foi solicitado aos jovens que tirassem fotografias da sua região adjacente para descobrirmos na percepção deles o que seria saúde ambiental para que, posteriormente, essas imagens fossem desencadeadoras da discussão, caracterizando-se como fichas de cultura. No terceiro encontro, foi elaborada letras de músicas, paródias ou poemas pelos alunos, sendo um produto das discussões no que se relaciona à saúde ambiental. O quarto encontro foi elaborado a partir da avaliação do terceiro, com a finalidade de formular no quinto encontro um folheto educativo. Então, foi proposta uma ação grupal de reflexão de itens importantes que deveriam estar presentes neste folheto educativo. E, por fim, o quinto encontro, que foi o seguimento do quarto, sendo um processo avaliativo final, no qual os adolescentes fizeram um folheto sobre saúde ambiental, contextualizado a comunidade local. A análise dos dados foi baseada nas práticas discursivas das narrativas realizadas pelos participantes. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará e aprovado na reunião do dia 19 de dezembro de 2008, número do protocolo 252/08. Nessa pesquisa-ação, constatou-se que o enfermeiro pode ser um educador ambiental, inserir-se nesse espaço para proporcionar aos grupos discussões contextualizadas à realidade deles, favorecendo reflexões sobre relações comprometidas com o socio-ambiental. Na pesquisa em enfermagem, é necessário utilizar diferentes métodos de coleta para explorar a técnica grupal, pois permite uma troca mútua pelo estabelecimento do diálogo. O cuidado de enfermagem na saúde ambiental é escasso, contudo, é uma área que precisa de intervenção, e o enfermeiro pode inserir-se por meio da promoção da saúde em prol do bem-estar ecológico e, consequentemente, humano. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1739 |
Appears in Collections: | DENF - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2009_dis_epbeserra.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.