Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17396
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Da patrística a escolástica
Autor(es): SILVA, Vicente Eduardo Sousa e
Palavras-chave: Cultura romana;Patrística;Escolástica;Filosofia;Teologia
Data do documento: 1988
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Letras
Citação: SILVA, V. E. S. (1988)
Resumo: A lapidar ode de Horácio parece transcender o próprio significado para expressar a imortalidade da cultura romana. Quando as fronteiras de Roma, centro do universo ao tempo da morte de Marco Aurélio, atingiram o pináculo da sua curva ascensional, estendiam- se da península ibérica ao longo do Reno e para além do Danúbio. Alcançavam a Grã-Bretanha, contornavam o norte da África, avançavam sobre o Cáucasso e batiam às portas da Pátria. Consolidado então o domínio sobre o meio-mundo, as águias romanas desovam sobre as terras conquistadas e o latim, claro, harmonioso e preciso, depositário das verdades fundamentais da filosofia e dos mistérios divinos da fé cristã, desdobra-se generoso nas línguas românicas. Por conseguinte, todo o acervo cultural da antiguidade, emanado na sua essência da Grécia, - Graecia capta ferum victorem cepit - derrama-se sobre o mundo ocidental cristão, absorvido pela Igreja após o declínio do Império. Tornam-se pois herdeiros desse manancial clássico os Santos Padres nos primórdios do primeiro milênio e os Doutores da Igreja em plena Idade Média.A Patrística e a Escolástica portanto moldaram um colossal sistema filosófico teológico que ainda hoje persiste incólume e imortal como a verdade. De um lado, o talento de Agostinho de Hipona cuja doutrina preconiza o triunfo da cidade de Deus; do outro, o gênio de Tomás de Aquino que sintetiza magistralmente: ''a única contemplação que pode exaurir todas as exigências do pensamento, e que por isso pode tornar repleta a alma de felicidade, é a contemplação de Deus". Assim ambas as fases se integram e se completam pela magnitude da doutrina...
Descrição: SILVA, Vicente Eduardo Sousa e. Da patrística a escolástica. Revista de Letras, Fortaleza, v. 13, n. 1/2, p. 201-211, jan./dez. 1988.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17396
ISSN: 0101-8051
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1988_art_vessilva.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.