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dc.contributor.authorSILVA, Vicente Eduardo Sousa e-
dc.date.accessioned2016-06-02T16:55:54Z-
dc.date.available2016-06-02T16:55:54Z-
dc.date.issued1988-
dc.identifier.citationSILVA, V. E. S. (1988)pt_BR
dc.identifier.issn0101-8051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17396-
dc.descriptionSILVA, Vicente Eduardo Sousa e. Da patrística a escolástica. Revista de Letras, Fortaleza, v. 13, n. 1/2, p. 201-211, jan./dez. 1988.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura romanapt_BR
dc.subjectPatrísticapt_BR
dc.subjectEscolásticapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectTeologiapt_BR
dc.titleDa patrística a escolásticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA lapidar ode de Horácio parece transcender o próprio significado para expressar a imortalidade da cultura romana. Quando as fronteiras de Roma, centro do universo ao tempo da morte de Marco Aurélio, atingiram o pináculo da sua curva ascensional, estendiam- se da península ibérica ao longo do Reno e para além do Danúbio. Alcançavam a Grã-Bretanha, contornavam o norte da África, avançavam sobre o Cáucasso e batiam às portas da Pátria. Consolidado então o domínio sobre o meio-mundo, as águias romanas desovam sobre as terras conquistadas e o latim, claro, harmonioso e preciso, depositário das verdades fundamentais da filosofia e dos mistérios divinos da fé cristã, desdobra-se generoso nas línguas românicas. Por conseguinte, todo o acervo cultural da antiguidade, emanado na sua essência da Grécia, - Graecia capta ferum victorem cepit - derrama-se sobre o mundo ocidental cristão, absorvido pela Igreja após o declínio do Império. Tornam-se pois herdeiros desse manancial clássico os Santos Padres nos primórdios do primeiro milênio e os Doutores da Igreja em plena Idade Média.A Patrística e a Escolástica portanto moldaram um colossal sistema filosófico teológico que ainda hoje persiste incólume e imortal como a verdade. De um lado, o talento de Agostinho de Hipona cuja doutrina preconiza o triunfo da cidade de Deus; do outro, o gênio de Tomás de Aquino que sintetiza magistralmente: ''a única contemplação que pode exaurir todas as exigências do pensamento, e que por isso pode tornar repleta a alma de felicidade, é a contemplação de Deus". Assim ambas as fases se integram e se completam pela magnitude da doutrina...pt_BR
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