Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17376
Type: Artigo de Periódico
Title: Das classificações temáticas da literatura de cordel: uma querela inútil
Authors: Bezerra de Menezes, Eduardo Diatahy
Keywords: Literatura de cordel;Literatura popular;Verso
Issue Date: 1988
Publisher: Revista de Letras
Citation: Bezerra de Menezes, E. D. (1988)
Abstract in Brazilian Portuguese: Um confronto crítico amadurecido pode levar à rejeição da problemática proposta por estudiosos anteriores e sobretudo pelos grandes iniciadores das pesquisas sobre nossa literatura popular em verso, mas sem que isso implique necessariamente não incorporar as suas contribuições positivas ou não reconhecer os seus méritos, que foram muitos. Sem recusar assumir uma posição, desejaria, entretanto, evitar umas tantas querelas que alimentam infindavelmente as discussões em torno da Literatura de Cordel: estaria ela morrendo ou não estaria? qual a sua origem? como categorizá-la? de que modo classificar os seus materiais? é ela conservadora ou não? etc,. , . Procurarei, pois, não me situar exatamente nesse terreno, mas antes, desenvolver um esforço no sentido de explicar os pressupostos que subjazem às dimensões desse espaço discursivo, centrando-me, porém, na questão das classificações temáticas. Recuso-me, portanto, a aceitar o círculo fechado de tais querelas mais ou menos inúteis e infecundas, buscando introduzir outra perspectiva analítica...
Description: BEZERRA DE MENEZES, Eduardo Diatahy. Das classificações temáticas da literatura de cordel: uma querela inútil. Revista de Letras, Fortaleza, v. 13, n. 1/2, p. 41-53, jan./dez. 1988.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17376
ISSN: 0101-8051
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1988_art_edbmenezes.pdf1,83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.