Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17376
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Das classificações temáticas da literatura de cordel: uma querela inútil
Autor(es): Bezerra de Menezes, Eduardo Diatahy
Palavras-chave: Literatura de cordel;Literatura popular;Verso
Data do documento: 1988
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Letras
Citação: Bezerra de Menezes, E. D. (1988)
Resumo: Um confronto crítico amadurecido pode levar à rejeição da problemática proposta por estudiosos anteriores e sobretudo pelos grandes iniciadores das pesquisas sobre nossa literatura popular em verso, mas sem que isso implique necessariamente não incorporar as suas contribuições positivas ou não reconhecer os seus méritos, que foram muitos. Sem recusar assumir uma posição, desejaria, entretanto, evitar umas tantas querelas que alimentam infindavelmente as discussões em torno da Literatura de Cordel: estaria ela morrendo ou não estaria? qual a sua origem? como categorizá-la? de que modo classificar os seus materiais? é ela conservadora ou não? etc,. , . Procurarei, pois, não me situar exatamente nesse terreno, mas antes, desenvolver um esforço no sentido de explicar os pressupostos que subjazem às dimensões desse espaço discursivo, centrando-me, porém, na questão das classificações temáticas. Recuso-me, portanto, a aceitar o círculo fechado de tais querelas mais ou menos inúteis e infecundas, buscando introduzir outra perspectiva analítica...
Descrição: BEZERRA DE MENEZES, Eduardo Diatahy. Das classificações temáticas da literatura de cordel: uma querela inútil. Revista de Letras, Fortaleza, v. 13, n. 1/2, p. 41-53, jan./dez. 1988.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17376
ISSN: 0101-8051
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1988_art_edbmenezes.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.