Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17262
Tipo: Dissertação
Título : Avaliação dos Livros Didáticos de Química e as Concepções de Alunos de Ensino Médio e Superior Sobre o Conteúdo dos Fenômenos Espontâneos
Título en inglés: Evaluation of Textbooks Chmeistry and Concepts of Students of Secondary Education and Higher on the Content Phenomena Spontaneous
Autor : Oliveira, Bruno Peixoto de
Tutor: Fechine, Pierre Basílio Almeida
Co-asesor: Romero, Francisco Belmino
Palabras clave : Físico-química;Livros didáticos;Spontaneity;Química - Estudo e ensino;Ensino de química;Gibbs energy;Textbooks
Fecha de publicación : 2014
Citación : OLIVEIRA, Bruno Peixoto de. Avaliação dos Livros Didáticos de Química e as Concepções de Alunos de Ensino Médio e Superior Sobre o Conteúdo dos Fenômenos Espontâneos. 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado em química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2014.
Resumen en portugués brasileño: A Termodinâmica como um ramo experimental e aplicado da Ciência pode se tornar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, visto que, através deste caráter aplicado pode facilitar para o aluno a visualização dos conceitos estudados em sala de aula. Este trabalho se propôs a analisar e avaliar a abordagem do conteúdo “Processos Espontâneos” nos livros didáticos de Química, atualmente recomendados pelo Ministério da Educação através do Guia de Livros Didáticos. Foi realizada uma análise dos livros didáticos atualmente recomendados pelo Ministério da Educação com o objetivo de compreender como o conteúdo “Processos Espontâneos” era abordado e se estava em adequação com as orientações contidas em documentos legais do MEC. Através de questionários aplicados com questões objetivas e subjetivas apresentando fenômenos cotidianos foram analisadas as concepções de alunos do Ensino Médio regular e profissional sobre fenômenos espontâneos, bem como de alunos recém-admitidos no curso de Licenciatura em Química das cidades de Fortaleza e Itapipoca. Seguindo as normas do Programa Nacional do Livro Didático dos cinco livros atualmente recomendados, apenas um foi considerado adequado para os processos espontâneos, pois este aborda entropia fazendo sua ligação com a Segunda Lei da Termodinâmica e através de exemplos cotidianos. Um diferencial em relação aos outros livros analisados foi que este material, também aborda outra função termodinâmica que descreve os processos espontâneos em condições mais corriqueiramente encontradas em laboratórios, ou seja, em temperatura e pressão constante, que é a energia de Gibbs. Ficou evidenciado que os alunos, através do senso comum, conseguem com certa facilidade descrever um processo como espontâneo ou não. Entretanto, quando questionados sobre qual o fator que determinaria se um dado fenômeno ocorre espontaneamente (energia de Gibbs), são evidenciados equívocos e confusões. Este fato pode estar associado à lacuna deixada atualmente pelos livros indicados e utilizados nas escolas investigadas neste trabalho. Propõe-se ainda, através destes resultados, sugerir esse conteúdo nos livros didáticos e uma abordagem através da visualização e compreensão dos fenômenos cotidianos conforme orientações do MEC.
Abstract: Thermodynamics as an experimental branch of applied science and may become an important tool in the teaching and learning process, since, through this character can apply for the student to facilitate visualization of the concepts studied in class. This study aimed to analyze and evaluate the approach of content "Spontaneous Processes" in textbooks of Chemistry, currently recommended by the Ministry of Education through Textbooks Guide. An analysis of the textbooks currently recommended by the Ministry of Education with the goal of understanding how content "Spontaneous Processes" was held was approached and was in compliance with the guidelines contained in legal documents MEC. Through questionnaires with objective and subjective questions were presenting everyday phenomena analyzed the conceptions of students in regular and vocational high school on spontaneous phenomena, as well as newly admitted to the Bachelor's Degree in Chemistry from the cities of Fortaleza and Itapipoca students. Following the standards of the National Textbook Program of the five books currently recommended only one was deemed appropriate for the spontaneous processes, as this addresses entropy making their connection with the Second Law of Thermodynamics and through everyday examples. A differential with other books has been analyzed that this material also addresses another thermodynamic function that describes the spontaneous processes under conditions routinely found in most laboratories, i.e. constant temperature and pressure, which is the Gibbs energy. It was evident that students, through common sense, can quite easily describe a process as spontaneous or not. However, when asked which factor would determine whether a given phenomenon occurs spontaneously (Gibbs energy), misunderstandings and confusion are evident. This fact can be associated with the gap now left by the books indicated and used in schools investigated in this work. It is further proposed, using these results suggest that content in textbooks and an approach through the visualization and understanding of everyday phenomena as the MEC guidelines.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17262
Aparece en las colecciones: DQOI - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_dis_bpoliveira.pdf953,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.