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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação sócio-econômica ex-post de obras hidráulicas no estado do Ceará
Título em inglês: Evaluation Social-Economic of Hydraulical Building in the State of Ceará
Autor(es): Santos Júnior, Marcus Vinicius Moreno dos
Orientador: Vieira, Vicente de Paulo Pereira Barbosa
Palavras-chave: Recursos hídricos;Adutoras;Índices - Desenvolvimento
Data do documento: 2006
Citação: SANTOS JÚNIOR, M. V. M. Avaliação sócio-econômica ex-post de obras hidráulicas no estado do Ceará. 2006. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil: Recursos Hídricos)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
Resumo: Foi procurado se analisar os efetivos impactos econômicos e sociais de obras hídricas após a sua implantação. As obras estudadas foram as adutoras de Cascavel e de Trici-Tauá, ambas com início de funcionamento entre 1999 e 2000. O alvo ex-post observado referencia ao quinto ano de funcionamento do sistema adutor. Foram utilizados como balizadores dos impactos sociais o ranking obtido no Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e nos Índices de Desenvolvimento Social de Oferta (IDS-O) e, de Resultado (IDS-R). Utilizou-se como correções e análise de ganhos econômicos o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) E O Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM). Além da aplicação destes índices nos municípios contemplados com um sistema adutor para abastecimento humano, também foram utilizados os dados de desenvolvimento de municípios em situações similares às de Tauá e Cascavel, mas que não foram beneficiadas por um sistema adutor do tipo estudado, são eles: os municípios de Acaraú, de Quiterianópolis e de Boa Viagem. Feito uma nova estimativa da população beneficiada no final da vida útil das adutoras, equivalente a 20 anos, chegou-se a conclusão que em Cascavel a mesma é equivalente ao proposto pelo projeto, apresentando uma diferença menor que 0,50%, já no caso de Trici-Tauá a população encontrada é inferior a de projeto em 29,50%. Concluiu-se que houvera ganhos econômicos nos custos de construção das adutoras em conseqüência da troca da tubulação de ferro fundido por tubulação de PVC reforçado, material de custo inferior. Também foi encontrado ganho econômico para o Estado no comparativo entre os gastos do Sistema Único da Saúde (SUS) com o tratamento de doenças entero infecciosas, transmitidas basicamente pela água não tratada, antes e depois da implantação da adutora. O grau de desenvolvimento econômico foi mais visível no município de Cascavel enquanto que em Tauá os ganhos sociais ficaram mais evidentes.
Abstract: This study seeks to analyze the actual social and economic impacts of hydraulic works after their implementation. The works studied were the adductors of Cascavel and Trici-Tauá, which both began operation between 1999 and 2000. The observed ex-post goal refers to the fifth year of operation of the adductor system, which was 2005. The rankings in “Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM)”, “Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)” and “Índices de Desenvolvimento Social de Oferta (IDS-O)” and “Resultado (IDS-R)” were used as the criterion for measuring social impact. The “Índice Nacional de Custos da Construção (INCC)” and the “Índice Geral de Preço de Mercado (IGPM) were utilized for the correction and analysis of economic gains. In addition to the index data for the towns benefiting from the system under consideration, some development data were also used from the following towns which are in geographical situations similar to Tauá and Cascavel, but are not beneficiaries of an adductor system: Acaraú, Quiterianópolis and Boa Viagem. A new estimate was made of the size of the population benefited by the end of the life expectancy of the adductors, equivalent to 20 years. The conclusion in Cascavel is equivalent to that originally proposed by the project, with a difference less than 0,50%. However, in case of Trici-Tauá the population receiving benefit is found to be lower than the original project estimate by 29,50%. It is concluded that there were economic benefits of a reduced construction cost for the adductors by exchanging iron pipes for lower-cost Reinforced PVC (RPVC) pipes. Furthermore, economic gains for the State were also found by comparing the expenses of the “Sistema Único de Saúde (SUS)” in treating infectious intestinal diseases spread primarily through the ingestion of untreated water, both before and after the implementation of the adductor. In Cascavel the degree of economic development was more visible, whereas in Tauá the social benefits were more significant.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16848
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