Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16805
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macedo, Ana Cristina Pelosi Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-16T16:37:50Z | - |
dc.date.available | 2016-05-16T16:37:50Z | - |
dc.date.issued | 1997 | - |
dc.identifier.citation | Macedo, A. C. P. S. (1997) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-8051 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16805 | - |
dc.description | MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de. Definições populares e a formação de conceitos. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 19, n. 1/2, p. 55-59, jan./dez. 1997. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Letras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Definições populares | pt_BR |
dc.subject | Categorias semânticas | pt_BR |
dc.subject | Formação de Conceito | pt_BR |
dc.title | Definições populares e a formação de conceitos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Definições populares empregadas por trinta falantes do português brasileiro para expressarem o conceito transmitido pelos supraordenados de nove categorias semânticas são analisadas à luz do modelo psicolingüístico de categorização semântica proposto por Markovitz (1977). As respostas dos sujeitos ao descreverem atributos e funções associadas com o conceito da categoria foram comparadas com respostas obtidas por um grupo de setenta e seis sujeitos falantes do inglês americano que participaram de um estudo similar realizado por aquela autora. Embora os resultados da análise apontem para uma estreita correspondência lingüística entre os comportamentos dos dois grupos, eles destacam o fato de que peculiaridades específicas à cultura também existem e estas irão governar a freqüência e o uso de certas relações semânticas. Espera-se que a análise relatada neste artigo sirva como um pequeno passo para lançar luz sobre o fato de que a formação de conceitos reflete o contexto sócio-cultural onde estes são construidos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1997_art_acpsmacedo.pdf | 49,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.