Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Ivoneide Pinheiro de-
dc.contributor.authorVasconcelos, Francisco Ricardo Nogueira de-
dc.date.accessioned2012-01-27T11:55:15Z-
dc.date.available2012-01-27T11:55:15Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, F. R. N. de. O jogo como recurso pedagógico na formação de professores de matemática. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1677-
dc.description.abstractThe use of mathematics games enables students to be in a proper enviroment for building and reelaborating learning, so helping out their development of cognitive structures to enable them to generelize conceptual information and turning, above all, the teacher a mediator of the process of organization and elaboration of mathematical ideas. This research has as main objective to investigate if the Mathematics Teacher Formation Course at Universidade Estadual do Ceará is preparing its undergradute students, prospective teachers, to the use of games in regular math classes. To collect data we carried out a study of the course syllabus matrix and the political pedagogical project, as well as a minicourse on how to use mathematics games to 23 students. The tools used were three questionaires, besides film footage and photographic recording. The outcomes show that the Teacher Formation Course does not prepare adequately its undergradute students, prospective mathematics teachers, on the use of games in class; the minicourse and the games used had a good level of acceptance by the participants. Final considerations highlight that the use of mathematics games can not be taken as an aim itself but as a pathway to promote significant learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.titleO jogo como recurso pedagógico na formação de professores de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO uso dos jogos matemáticos possibilita aos alunos um ambiente favorável à constituição e reelaboração da aprendizagem, ajudando no desenvolvimento de estruturas cognitivas que capacitem à generalização das informações conceituais e coloque, acima de tudo, o professor como mediador no processo de organização e elaboração das ideias matemáticas. O presente estudo tem como objetivo principal investigar se o curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará está preparando os futuros professores para o uso de jogos nas aulas de matemática. Para coleta de dados foi feito um estudo da matriz curricular e do projeto político pedagógico do curso, bem como a realização de um minicurso para utilização dos jogos matemáticos destinado a 23 alunos. Os instrumentos utilizados foram três questionários, além da observação, filmagem e registro fotográfico. Os resultados mostram que o curso de Licenciatura não prepara de forma adequada o futuro professor de matemática para a inclusão de jogos em sala de aula; o minicurso e os jogos aplicados tiveram um bom nível de aceitação por parte dos participantes. As considerações finais ressaltam que o uso de jogos matemáticos não deve ser concebido como o fim, mas como meio de se promover uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.title.enThe game as an educational resource in the training of mathematics teacherspt_BR
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dis_frnvasconcelos.pdf7,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.