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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16567
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Conhecimento gramatical e desempenho lingüístico |
Autor(es): | BETTES, Soely |
Palavras-chave: | Gramática;Ensino;Língua materna |
Data do documento: | 2001 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Letras |
Citação: | BETTES, S. (2001) |
Resumo: | Este artigo, além de ser realizado com a finalidade de aprofundar conhecimentos sobre o assunto, tem como objetivo expor alguns conceitos de gramática, como ponto de vista normativo ou descritivo. Essa duplicidade de definições e de campos de abrangência tem sido o principal motivo das posições pedagógicas antagônicas “a favor” ou “contra” o ensino da gramática nas escolas, resultando em prejuízo do ensino e do aluno (cidadão). Como os próprios gramáticos e os autores de livros didáticos de língua materna muitas vezes não levam em conta esta dicotomia de enfoques da questão da gramática, os objetivos do ensino da língua materna não são integralmente atingidos. O estado precário da gramática descritiva tradicional só tem contribuído para agravar a polêmica questão, precisando a necessidade de se nortear a gramática descritiva pelos avanços da Lingüística. Diante dos objetivos específicos do ensino da língua materna em cada um dos três graus, o ensino da gramática normativa é necessário no Ensino Fundamental e Médio, e complementar no Ensino Superior. O estudo da gramática descritiva é objeto específico nos cursos de Letras, principalmente. |
Abstract: | This article, besides being done with the aim to profound the knowledge about the topic, has as objective to present some concepts of grammar, according to normative or descriptive point of view. This duplicity of definitions and fields of envelopment has been the main reason of the pedagogical positions that disagree among them, “in behalf of” or “against” the teaching of grammar at schools, bringing damage to the teaching and to the student (citizen). As the grammarian and writers of the pedagogical books of the mother tongue many time they don’t consider this dichotomy of view of the grammar, the aims of the mother tongue teaching aren’t wholly obtained. The precarious way of the descriptive traditional grammar only has contributed to make worse the controverted topic, showing the need to follow the descriptive grammar by the advancement of the Linguistics. Observing the specific aims of the mother tongue in each of the three levels, the normative grammar teaching is necessary in Elementary School and in High school, and complementary at the University. The study of the descriptive grammar is the main topic of the Letters Course. |
Descrição: | BETTES, Soely. Conhecimento gramatical e desempenho lingüístico. Revista de Letras, Fortaleza, v. 23, n. 1/2, p. 84-92, jan./dez. 2001. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16567 |
ISSN: | 0101-8051 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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