Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16441
Tipo: Dissertação
Título : Movimento passe livre nas manifestações de junho de 2013: a representação social no jornal Folha de S. Paulo
Título en inglés: Movement free pass in june events of 2013: social representation in Newspaper S. Paulo Sheet
Autor : Alves Filho, Mário Helder de Sousa
Tutor: Nunes, Márcia Vidal
Palabras clave : Free Pass Movement;June 2013;Movimentos sociais;Jornalismo – Aspectos políticos;Análise de conteúdo (Comunicação)
Fecha de publicación : 2016
Editorial : www.teses.ufc.br
Citación : Alves Filho, M. H. S.; Nunes, M. V. (2016)
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como foco a relação entre mídia convencional e movimentos sociais no âmbito das manifestações de junho de 2013. Mais especificamente, ele objetiva identificar a representação social (MOSCOVICI, 2003) do Movimento Passe Livre (MPL) no jornal Folha de S. Paulo. O corpus do trabalho são matérias publicadas no mês de junho de 2013, as quais totalizam 20 textos, 19 publicados no caderno Cotidiano e 1 publicado no caderno Poder. A metodologia baseia-se na análise de conteúdo (BARDIN, 2002) e revisão bibliográfica. A pesquisa se debruça inicialmente sobre aos primórdios da organização de movimentos sociais no país, para, em seguida, abordar o processo de redemocratização do Brasil pós Ditadura Militar, além de discorrer sobre o MPL, desde a tentativa de implementação da tarifa zero na cidade de São Paulo na gestão da então prefeita Luiza Erundina (1989/1992) até os protestos de junho de 2013, apresentando também uma discussão sobre a categoria de movimentos sociais (GOHN, 1997; SHERER-WARREN, 1993). Em um segundo momento aborda-se o jornal Folha de S. Paulo quanto a sua história, em especial a sua atuação na Ditadura Militar, Diretas-já e Fora Collor, além de uma análise sobre editoriais do jornal publicados em junho de 2013, artigos da coluna de Ombudsman e o documentário produzido pela Folha, intitulado Junho. Por fim, será apresentada uma discussão teórica sobre a categoria de representações sociais, a análise das matérias, com foco na relação entre esses dois pontos, além de uma entrevista com uma militante do MPL e a relação da sua fala com o teor das matérias. Ficou evidente, neste trabalho, que a Folha cria representações negativas do MPL, configurando, dessa forma, uma tentativa de deslegitimar o movimento.
Descripción : ALVES FILHO, Mário Helder de Sousa. Movimento passe livre nas manifestações de junho de 2013: a representação social no jornal Folha de S. Paulo. 2016. 121f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2016.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16441
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_dis_mhsalvesfilho.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.