Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16268
Tipo: Dissertação
Título: Das práticas marítimas à elaboração da imagem turísticade Fortaleza/Ceará
Título em inglês: Of the practical modern maritime to the elaboration of the tourist image of Fortaleza/Ceará
Autor(es): Aragão, Raimundo Freitas
Orientador: Dantas, Eustógio Wanderley Correia
Palavras-chave: Turismo;Imagem;Propaganda;Publicidade;Maritimidade;Litoralização;Image;Advertising;Publicity;Sea;Coastline
Data do documento: 2005
Citação: ARAGÃO, Raimundo Freitas. Das práticas marítimas à elaboração da imagem turísticade Fortaleza/Ceará. 2005. 132 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa Regional de Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA, Fortaleza-CE, 2005.
Resumo: A imagem turística tem significativo papel na divulgação de destinações e sua elaboração é utilizada como importante instrumento de propaganda política cearense. Para a propagação dessas imagens, são utilizados os mais diferentes suportes de comunicação: folders, brochuras, vídeos, revistas nacionais e internacionais, entre outros. As imagens e a publicidade que acompanham essa perspectiva são representativas da invenção de cidades como destinos turísticos, traduzidos em nova utilização desses lugares e da natureza, transformados em mercadorias para fins de sedução turística. Nesse contexto, o presente trabalho trata da utilização de suportes promocionais institucionais como divulgadores da propaganda política estadual, alcançando difusão tanto nacional quanto internacional. É objetivo deste trabalho analisar a elaboração da imagem turística cearense, procurando identificar o aparato político-ideológico governamental local que vem usufruindo dessa imagem. Dessa forma, a análise baseia-se em literatura geral e específica, nos relatórios de pesquisa da Secretaria de Turismo do Ceará (SETUR) e, principalmente, nas peças promocionais institucionais produzidas por este órgão. Por conseguinte, o presente trabalho constata que as imagens do Ceará, veiculadas, não destacam apenas as belezas naturais, mas também as realizações (obras públicas, infra-estrutura, etc.), os êxitos e conquistas dos governantes locais, a partir do “Governo das Mudanças”, sendo por isto transformada em propaganda política para eles.
Abstract: The tourist image has a significant paper in the popularization of destinations and his/her elaboration has been used as important instrument of from Ceará political propaganda. For the propagation of those images the most different communication means are used: folders, brochures, videos, national and international magazines, among others. In that context, the present work treats of the use of supports institutional promotings as divulgers of the state political propaganda reaching diffusion so much national as international. In that way, the analysis bases on general and specific literature, in the reports of research of the General office of Tourism of Ceará (SETUR) and mainly in the materials institutional promotings produced by this organ. Consequently, the pres ent work verifies that the images that are transmitted of Ceará don't just detach the natural beauties of the State, but also the accomplishments (public works, infrastructure, etc.), the successes and the local rulers' conquests, starting from the "governo das mudanças" (government of the changes), being for this transformed in political propaganda for the same ones.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16268
Aparece nas coleções:PRODEMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_dis_rfaragão.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.