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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16217
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Sales, Celecina de Maria Veras | - |
dc.contributor.author | Santos, Silvia Maria Vieira dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-08T14:59:49Z | - |
dc.date.available | 2016-04-08T14:59:49Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Silvia Maria Vieira dos. Jovem que velho respeita: as experiências e saberes da juventude candomblecista. 2015. 247f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16217 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Hierarchy | pt_BR |
dc.subject | Sexuality | pt_BR |
dc.subject | Candomblé – Ceará – Rituais | pt_BR |
dc.subject | Jovens – Vida religiosa – Ceará | pt_BR |
dc.subject | Jovens – Usos e costumes – Ceará | pt_BR |
dc.subject | Sexo – Aspectos religiosos – Ceará | pt_BR |
dc.title | Jovem que velho respeita: as experiências e saberes da juventude candomblecista | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa objetiva entender como os(as) jovens candomblecistas vivem suas condições juvenis, compreendendo o que é ser jovem para o candomblé, como ocorre o ingresso deles(as) na religião bem como conhecer suas aprendizagens tecidas no terreiro. A metodologia utilizada de base qualitativa foi a etnografia, a qual me levou ao mundo cotidiano do terreiro Ilê Asé Iya Omi Arin Ma Sun e, posteriormente, ao Ilê Asé Olojudolá. Com a colaboração de 20 jovens foram realizadas observações, entrevistas individuais, registros fotográficos e em diário de campo num período de outubro de 2012 a junho de 2014. Além desses instrumentos acrescentei uma discussão em grupo que denominei grupo de produção e saberes. Dessa forma problematizo categorias importantes como juventude, geração, candomblé, hierarquia, gênero e sexualidade. Ao realizar esta investigação entendi que a religião se constitui numa dimensão significativa na vida dos(as) jovens, contribuindo na construção de suas identidades bem como suas cosmovisões de mundo e sociedade. O Candomblé se apresenta como religião ancestral que acolhe as mais diversas pessoas, valorizando a experiência religiosa do(a) mais velho(a). Há que se salientar que o tornar-se mais velho(a) se configura pelo tempo de iniciação na religião e não pela idade cronológica do indivíduo. Dessa forma alguns(mas) jovens desta pesquisa são ao mesmo tempo velhos(as) para a religião, essa condição gera funções/cargos, obrigações, responsabilidades, poder hierárquico, conflitos. Os(As) jovens evidenciaram uma diversidade de maneiras de aproximação da religião, relataram suas motivações para a iniciação e os saberes que aprendem no dia a dia da roça. Para eles(as) o candomblé ensina saberes que podem ser utilizados dentro e fora dos terreiros, aprendizados para vida. Esses relatos demonstraram também que esta religião foi um meio de mudança de vida para esses(as) jovens e proporciona para os que praticam durante muito tempo privilégios, independente da idade. Outro aspecto determinante nesta pesquisa foi a relação existente entre os(as) participantes da pesquisa e as dimensões do corpo-gênero e sexualidade. Constatei que os(as) jovens indistintamente da identidade de gênero e orientação sexual podem ser filhos(as) de orixás femininos e/ou masculinos, e que existe uma parcela considerável desses sujeitos - homossexuais que atribuem comportamentos de gênero/sexuais à atributos operados por suas divindades. Contudo esses trânsitos de gênero/sexuais dos corpos sejam dos(as) jovens candomblecistas, sejam de seus orixás e a sua relação acontecem de forma cambiante, fluida e conflitiva, pois o terreiro está inserido nesta sociedade carregada de estigmas e preconceitos e a oposição binária masculinidade e feminilidade permeia a distribuição hierárquica de papéis e atividades rituais. Portanto perceber que dentro de nossa realidade social existem territórios, como o terreiro de candomblé, onde os(as) jovens vivem de forma diferenciada, mas que também refletem a contradição desta sociedade foi o diferencial nesta investigação. | pt_BR |
dc.title.en | Old young man who respects: the experiences and knowledge of youth candomblecista | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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