Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16055
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Considerações sobre a gestão do programa “Educação, tecnologia e profissionalização para pessoas com necessidades educacionais especiais” no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Belém, no período de 2004 a 2009
Autor(es): Santos, Yvonete Bazbuz da Silva
Palavras-chave: Políticas públicas;Gestão;Inclusão;TEC NEP
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: SANTOS, Yvonete Bazbuz da Silva. Considerações sobre a gestão do programa “Educação, tecnologia e profissionalização para pessoas com necessidades educacionais especiais” no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Belém, no período de 2004 a 2009. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 33, v.1, n. 61, p. 152-163, 2011.
Resumo: Este trabalho apresenta as primeiras reflexões referentes às Política Públicas voltadas para a formação profissional da pessoa com necessidades especiais. Ele se desenvolve em torno do programa "Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais" (TEC NEP) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém, no período de 2004 a 2009. A pesquisa foi realizada com metodologia prioritariamente qualitativa, a partir de um referencial teórico-metodológico crítico. Para processo de coleta de dados foi utilizada a pesquisa documental. Dessa forma, parti das seguintes questões: Quais as ações de gestão executadas podem favorecer a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais no campus Belém? Quais os princípios norteadores do processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais no Campus Belém?
Abstract: This paper presents the initial thinking of public policy aimed atvocational training for people with special needs. It revolves aroundthe "Education, Technology and Professionalfor Persons with Special Educational Needs (TEC NEP) at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará (IFPA), Campus Bethlehem, in the period 2004 to 2009. The research was primarily qualitative methodology, from a theoretical and methodological critic. For data collection process was used to document research. Thus, I left the following questions: What are the management actions performed may promote the breakdown of architectural, attitudinal and educational campus in Bethlehem? What are the principies guiding the process of inclusion of persons with specialneeds in Bethlehem Campus?
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16055
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_ybssantos.pdf5,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.