Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, José Raimundo-
dc.date.accessioned2016-04-04T23:25:28Z-
dc.date.available2016-04-04T23:25:28Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCARVALHO, José Raimundo. O PROEJA e o currículo integrado. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 33, v.1, n. 61, p. 138-151, 2011.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16054-
dc.description.abstractThis article aims to make an assessment regarding the discipline of computer science curriculum and its provision in the integrated curriculum of computer science at the PROEJA CEFET-PA as a proposal to pay for the production of knowledge and strategies used between the formal curriculum and the ideal. It draws on theauthors in the bibliography, and indicates the relationship between work and education as an essential practice of learning to learnand learning to do as the possibility of rising education and professional development of young adults considering the conditions of access and permanence in school as optional element in the process of social exclusion. PROEJA refers to its features and concepts through the document base and raises the importance of teacher-leadership role in implementing the prescribed curriculum.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.titleO PROEJA e o currículo integradopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva fazer uma relação da avaliação curricular da disciplina informática e sua disposição no currículo integrado do curso de informática do PROEJA no CEFET-PA enquanto proposta contributiva de produção de saberes e estratégias utilizadas entre o currículo formal e o ideal. Apóia-se nos autores indicados na bibliografia e, Indica a relação trabalho e educação como prática essencial do aprender a aprender e do aprender a fazer como possibilidade de ascensão a escolaridade e a profissionalização de jovens e adultos considerando as condições de acesso e permanência na escola como elemento facultativo no processo de exclusão social. Faz referência ao PROEJA em suas características e concepções mediante o documento base e aduz a relevância de professor no papel gestor-executor do currículo prescrito.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_jrcarvalho.pdf6,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.