Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16054
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O PROEJA e o currículo integrado
Autor : Carvalho, José Raimundo
Palabras clave : Avaliação;Currículo;Informática
Fecha de publicación : 2011
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : CARVALHO, José Raimundo. O PROEJA e o currículo integrado. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 33, v.1, n. 61, p. 138-151, 2011.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo objetiva fazer uma relação da avaliação curricular da disciplina informática e sua disposição no currículo integrado do curso de informática do PROEJA no CEFET-PA enquanto proposta contributiva de produção de saberes e estratégias utilizadas entre o currículo formal e o ideal. Apóia-se nos autores indicados na bibliografia e, Indica a relação trabalho e educação como prática essencial do aprender a aprender e do aprender a fazer como possibilidade de ascensão a escolaridade e a profissionalização de jovens e adultos considerando as condições de acesso e permanência na escola como elemento facultativo no processo de exclusão social. Faz referência ao PROEJA em suas características e concepções mediante o documento base e aduz a relevância de professor no papel gestor-executor do currículo prescrito.
Abstract: This article aims to make an assessment regarding the discipline of computer science curriculum and its provision in the integrated curriculum of computer science at the PROEJA CEFET-PA as a proposal to pay for the production of knowledge and strategies used between the formal curriculum and the ideal. It draws on theauthors in the bibliography, and indicates the relationship between work and education as an essential practice of learning to learnand learning to do as the possibility of rising education and professional development of young adults considering the conditions of access and permanence in school as optional element in the process of social exclusion. PROEJA refers to its features and concepts through the document base and raises the importance of teacher-leadership role in implementing the prescribed curriculum.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16054
ISSN : 0102-1117 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_art_jrcarvalho.pdf6,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.