Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16003
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O diferencial no exercício da docência superior: o ensino da disciplina Gerontologia Social na graduação em Serviço Social
Autor(es): FRANCO, Cassandra Maria Bastos
Palavras-chave: Ensino superior;Serviço social;Gerontologia social;Envelhecimento
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: FRANCO, C. M. B. (2010)
Resumo: As práticas docentes na educação superior devem buscar, além da instrumentalização dos discentes, despertar nos futuros profissionais a capacidade de buscar a continuidade e o aperfeiçoamento de sua formação a partir da observação das demandas presentes na sociedade em que esses profissionais irão atuar. Com esse objetivo, o curso de Graduação em Serviço Social do Instituto Camillo Filho (ICF-PI) inseriu em seu currículo a área de estudos da Gerontologia Social, como componente curricular obrigatório, com atividades teóricas e práticas. Nesse sentido, os docentes do ICF-PI tiveram de desenvolver diferentes estratégias de ensino e metodologias para lecionar a disciplina de Gerontologia Social. A observação e análise das atividades didáticas utilizadas em sala de aula servirão de retroalimentação à própria condição de docente no magistério superior. Nesse sentido, incluímos uma sondagem de conhecimentos prévios, utilização de informações veiculadas nas diferentes mídias, além de atividades interdisciplinares para desarticular percepções preconceituosas e estigmatizantes sobre velhice. Pelas análises realizadas junto aos discentes, por meio da aplicação de questionários, constatamos que a maioria substituiu suas percepções preconceituosas e estigmatizantes. Desse modo, os profissionais do serviço social devem procurar a qualificação sobre o envelhecimento e utilizar-se do trabalho interdisciplinar, porquanto a temática ainda é passível de muitos estudos.
Abstract: Teaching practices in higher education should look beyond the instrumentalization of the students, to foster in future professionals the ability to seek the continuation and improvement of its formation from the observation of the present society demands that these professionals will act. With this aim, the course for graduation in Social Work Institute Camillo Filho (ICF-PI) inserted into their curriculum the study area of social gerontology, as obligatory curriculum, with theoretical and practical activities. In this sense, teachers of the ICF-PI had to develop different teaching strategies and methodologies to teach the disciplines of Social Gerontology. The observation and analysis of learning activities used in class will provide feedback to the actual condition of the teacher teaching. Accordingly, we included a survey of previous knowledge, use of information conveyed in different media, and interdisciplinary activities to disrupt preconceived perceptions about aging and stigmatizing. According to the analysis conducted with the students, through the use of questionnaires, we found that the majority substituted its perceptions biased and stigmatizing. Thus, the social service professionals should seek qualification on aging and use of interdisciplinary work is because the subject is subjected to many studies.
Descrição: FRANCO, Cassandra Maria Bastos. O diferencial no exercício da docência superior: o ensino da disciplina Gerontologia Social na graduação em Serviço Social. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 32, v.1, n.59, p. 97-107, 2010
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16003
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_cmbfranco.pdf4,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.