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dc.contributor.authorFRANCO, Cassandra Maria Bastos-
dc.date.accessioned2016-04-01T23:21:13Z-
dc.date.available2016-04-01T23:21:13Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationFRANCO, C. M. B. (2010)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16003-
dc.descriptionFRANCO, Cassandra Maria Bastos. O diferencial no exercício da docência superior: o ensino da disciplina Gerontologia Social na graduação em Serviço Social. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 32, v.1, n.59, p. 97-107, 2010pt_BR
dc.description.abstractTeaching practices in higher education should look beyond the instrumentalization of the students, to foster in future professionals the ability to seek the continuation and improvement of its formation from the observation of the present society demands that these professionals will act. With this aim, the course for graduation in Social Work Institute Camillo Filho (ICF-PI) inserted into their curriculum the study area of social gerontology, as obligatory curriculum, with theoretical and practical activities. In this sense, teachers of the ICF-PI had to develop different teaching strategies and methodologies to teach the disciplines of Social Gerontology. The observation and analysis of learning activities used in class will provide feedback to the actual condition of the teacher teaching. Accordingly, we included a survey of previous knowledge, use of information conveyed in different media, and interdisciplinary activities to disrupt preconceived perceptions about aging and stigmatizing. According to the analysis conducted with the students, through the use of questionnaires, we found that the majority substituted its perceptions biased and stigmatizing. Thus, the social service professionals should seek qualification on aging and use of interdisciplinary work is because the subject is subjected to many studies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectGerontologia socialpt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.titleO diferencial no exercício da docência superior: o ensino da disciplina Gerontologia Social na graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs práticas docentes na educação superior devem buscar, além da instrumentalização dos discentes, despertar nos futuros profissionais a capacidade de buscar a continuidade e o aperfeiçoamento de sua formação a partir da observação das demandas presentes na sociedade em que esses profissionais irão atuar. Com esse objetivo, o curso de Graduação em Serviço Social do Instituto Camillo Filho (ICF-PI) inseriu em seu currículo a área de estudos da Gerontologia Social, como componente curricular obrigatório, com atividades teóricas e práticas. Nesse sentido, os docentes do ICF-PI tiveram de desenvolver diferentes estratégias de ensino e metodologias para lecionar a disciplina de Gerontologia Social. A observação e análise das atividades didáticas utilizadas em sala de aula servirão de retroalimentação à própria condição de docente no magistério superior. Nesse sentido, incluímos uma sondagem de conhecimentos prévios, utilização de informações veiculadas nas diferentes mídias, além de atividades interdisciplinares para desarticular percepções preconceituosas e estigmatizantes sobre velhice. Pelas análises realizadas junto aos discentes, por meio da aplicação de questionários, constatamos que a maioria substituiu suas percepções preconceituosas e estigmatizantes. Desse modo, os profissionais do serviço social devem procurar a qualificação sobre o envelhecimento e utilizar-se do trabalho interdisciplinar, porquanto a temática ainda é passível de muitos estudos.pt_BR
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