Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15915
Tipo: | Tese |
Título : | Comparação de estratégias de ensino: aula expositiva dialogada e hipermídia educativa sobre punção venosa periférica |
Título en inglés: | Education strategies comparison: dialogued lecture hypermedia and educational about catherization peripheral |
Autor : | Frota, Natasha Marques |
Tutor: | Caetano, Joselany Áfio |
Co-asesor: | Araújo, Thiago Moura de |
Palabras clave : | Tecnologia Educacional;Avaliação Educacional;Cateterismo Periférico |
Fecha de publicación : | 15-feb-2016 |
Citación : | FROTA, N. M. Comparação de estratégias de ensino: aula expositiva dialogada e hipermídia educativa sobre punção venosa periférica. 2016. 160 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem , Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | Os objetivos do estudo foram comparar a aprendizagem significativa entre grupos de acadêmicos de enfermagem que utilizaram uma hipermídia educativa e aula expositiva dialogada; verificar a apreensão do conhecimento dos alunos sobre PVP antes e após a aula expositiva dialogada e a hipermídia educativa e avaliar a satisfação do discente após a utilização da hipermídia educativa sobre PVP. Estudo experimental, orientado pelo referencial da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com uma amostra de 149 discentes do sexto período de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), distribuídos em dois grupos pelo processo de randomização, grupo controle positivo com 76 e grupo experimental com 73 estudantes. A coleta de dados ocorreu nos anos de 2013 e 2014 e primeiro semestre de 2015. A randomização foi realizada pelo programa Research Randomizer (Version 3.0). O grupo controle positivo realizou o pré-teste, seguido da aula expositiva dialogada em um semicírculo. O grupo experimental realizou o pré-teste no laboratório de informática e logo depois utilizou a hipermídia. O pós-teste em ambos os grupos ocorreu 15 dias após a aplicação das estratégias educativas. Empregaram-se o teste qui-quadrado, teste T e teste McNemar. Todos os aspectos éticos foram respeitados (CEP: 666.368). Na categorização dos participantes verificou-se a prevalência do sexo feminino nos dois grupos. O grupo que utilizou a hipermídia fez mais cursos a distância que o grupo controle positivo, com diferença significante (p=0.003). Já, comparando os escores médios após as intervenções da aula com a hipermídia, verificou-se que após a hipermídia foram maiores que após o grupo da aula (p<0.001). As estratégias de ensino como a aula expositiva dialogada e tecnologias da informação e comunicação são ferramentas úteis para o ensino, em especial na enfermagem, como foi observado no estudo, de forma que ambas apresentam amplas possibilidades de exploração perceptiva no âmbito da PVP. |
Abstract: | Objetivos OS fazer Estudo were comparar uma aprendizagem significativa Entre Grupos de Acadêmicos de enfermagem that utilizaram Uma hipermídia educativa e aula expositiva dialogada; VerificAR a apreensão do Conhecimento dos Alunos Sobre PVP Antes e apos uma aula expositiva dialogada e uma hipermídia educativa e avaliar a Satisfação do discente Apos uma utilização da hipermídia educativa Sobre PVP. Estudo experimental, Orientado cabelo referencial da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com Uma Amostra de 149 discentes do sexto Período de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), Distribuídos em Dois grupos cabelo Processo de randomização, grupo Controle positivo com 76 e grupo com experimental 73 Estudantes. A Coleta de Dados ocorreu nsa ano de 2013 e 2014 e Primeiro semestre de 2015. A randomização foi realizada cabelo Programa Research Randomizer (Versão 3.0). O grupo Controle positivo realizou o pré-teste, seguido da aula expositiva dialogada em hum semicírculo. O grupo experimental realizou o pré-teste não Laboratório de Informática e logotipo DEPOIS utilizou uma hipermídia. O pós-teste em AMBOS OS GRUPOS ocorreu 15 dias apos a Aplicação das Estratégias educativas. Empregaram-se o teste qui-Quadrado, teste T e teste de McNemar. De Todos os Aspectos éticos were respeitados (CEP: 666,368). Na categorização dos Participantes verificou-se um Prevalência do sexo feminino nós dois grupos. O grupo that utilizou uma hipermídia Fez Mais cursos a distância Que o grupo Controle positivo, com Diferença significante (p = 0,003). Já, comparando OS escores Medios APOS como intervenções da aula com a hipermídia, verificou-se that Apos uma hipermídia were MAIORES that Apos o grupo da aula (p <0,001). Como Estratégias de ensino Como uma aula expositiva dialogada e Tecnologias da Informação e Comunicação São Ferramentas Úteis Para o ensino, em especial na enfermagem, Como foi observado no Estudo, de forma Que Ambas apresentam Amplas Possibilidades de Exploração perceptiva sem Âmbito da PVP. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15915 |
Aparece en las colecciones: | DENF - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tese_nmfrota.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.