Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15829
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGussi, Alcides Fernando-
dc.contributor.authorSouza, Geisamara de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-03-29T17:24:37Z-
dc.date.available2016-03-29T17:24:37Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUZA, Geisamara de Oliveira. Avaliação da política pública de inclusão digital: construindo uma trajetória do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) com os gestores em Fortaleza. 2015. 133f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15829-
dc.description.abstractThis work aims to evaluate the policy of digital inclusion in education with a focus on cost laptops - One Laptop per Child, in Fortaleza / Ceará. Aims to understand from the managers of the project experience, as is the trajectory of the project in its three phases, and to what extent, the UCA leads to digital inclusion. From the perspective of a comprehensive evaluation (LEJANO, 2006), we list the analytical category of digital inclusion, from the thought Warschauer (2006), which considers overcoming the digital divide, not only with the supply of machinery and connectivity (resources physical), but promotes a process of social inclusion, from the relationship between the digital, social and human resources. Therefore, we carried out an evaluation research focused research focused on the managers of the three institutions involved in the project, the Federal University of Ceará, the City Department of Education and the Municipal School Rubem Alves, in the period 2010 to 2014. The evaluation shows that the trajectory of the UCA, as a policy of digital inclusion, distribution of equipment as a way of overcoming the digital divide is performed, however, the attempt to establish itself as a socio-political inclusion digital, to Warschauer (2006), needs to be improved because of that there is the practice of discontinuity of public policies related to the governments that cause disruptions to social and digital inclusion process and interfere in the processes of physical, digital, human and social, so this evaluation, realize the limits of UCA.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectInclusão digital – Política governamental – Avaliação – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectInclusão digital – Aspectos sociais – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectProjeto Um Computador por Alunopt_BR
dc.titleAvaliação da política pública de inclusão digital: construindo uma trajetória do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) com os gestores em Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente dissertação tem como objetivo, avaliar a política pública de inclusão digital na educação com o foco no Projeto UCA – Um Computador por Aluno, em Fortaleza/Ceará. Visa compreender, a partir da experiência dos gestores do Projeto, como ocorre à trajetória do Projeto nas suas três fases, e em que medida, o UCA leva à inclusão digital. Sob a perspectiva de uma avaliação compreensiva (LEJANO, 2006), elencamos a categoria analítica da inclusão digital, a partir do pensamento de Warschauer (2006), em que considera a superação da exclusão digital, não apenas com o fornecimento de máquinas e conectividade (recursos físicos), mas, promove um processo de inclusão social, a partir da articulação entre os recursos digitais, humanos e sociais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa avaliativa cujo foco de investigação centrou-se nos gestores de três instituições envolvidas com o Projeto, a Universidade Federal do Ceará, a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Municipal Rubem Alves, no período de 2010 a 2014. A avaliação realizada mostra que, na trajetória do Projeto UCA, como uma política pública de inclusão digital, a distribuição de equipamentos como forma de superação da exclusão digital é realizada, porém, a tentativa de afirmar-se como uma política de inclusão sócio-digital, no sentido de Warschauer (2006), necessita ser aprimorada em virtude de que há a prática da descontinuidade das políticas públicas ligadas aos Governos que causa rupturas ao processo de inclusão sócio-digital e interfere nos processos dos recursos físicos, digitais, humanos e sociais, portanto, nesta avaliação, percebem-se os limites do Projeto UCA.pt_BR
dc.title.enDigital inclusion public policy evaluation: building a path of the UCA Project (One Computer per Student) with managers in Fortalezapt_BR
Appears in Collections:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_dis_gosouza.pdf1,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.