Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15823
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Marcos Antonio Martins | - |
dc.contributor.author | Melo, Marcos Antônio Seixas de | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-29T17:14:13Z | - |
dc.date.available | 2016-03-29T17:14:13Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Marcos Antônio Seixas de. Avaliação do impacto da formação continuada do servidor público: um estudo na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará. 2014. 280 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15823 | - |
dc.description.abstract | The present study looks into the evaluation impact of training in the Programme of Ombudsman of State of Ceará and how is influenced by organizational support, transfer of training and support of continuous learning according to MAIS (Modelo de Avaliação Integrado e Somativo) and IMPACT (Modelo Integrado de Avaliação do Impacto do Treinamento no Trabalho) models. The research was therefore designed by the following question: What is the impact of Training of Ombudsman Programme improving the best quality standards on the public service in the State of Ceará. For that reason, the overall purpose of the study was to evaluate the impacts on the Programme of Ombudsman be trained recently took place in the Escola de Gestão Pública in the State of Ceará during 2011, 2012 and 2013. The development of this study was done with the proposal of Bruyne et. al. (1977), whose epistemic proposition based on four poles (epistemological, theorical, technical and morphological) provides an appropriate way proposed by Popper(2007). Quantitative data was collected through questionnaires according to instructional action takes place with 72 ombudsman belonged to Ceará State Government. Qualitative data was applied to nine(9) instructors and eleven (11) public managers by semi-structured interview. Data was statiscally analyzed using: Factor analyses and Structural Equation Modeling as result highest level of stability. The result showed the organizational and Transfer Support as important predictors of impact, that were confirmed by dependent variables as management support, improvement to the present work practices, autonomy and indicator improvement for optimum results and satisfaction of the users of public service. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente | pt_BR |
dc.subject | Transferência de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Servidores públicos | pt_BR |
dc.title | Avaliação do impacto da formação continuada do servidor público: um estudo na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo investiga a avaliação de impacto das ações de capacitação do Programa de Ouvidores do Estado do Ceará, e como é influenciado pelas características do suporte organizacional, transferência de treinamento e suporte da aprendizagem contínua, segundo os modelos MAIS e IMPACT. Portanto, tem-se a seguinte questão de pesquisa: Quais os impactos do Programa de Formação de Ouvidores para a melhoria da qualidade dos serviços de Gestão Pública do Estado do Ceará? Sendo assim, o objetivo geral do estudo é avaliar os impactos do curso de Formação de Ouvidores Egressos realizados na EGP-CE no período de 2011 a 2013. O desenvolvimento desse estudo foi exposto à luz da proposição de Bruyne et. al. (1977), cuja proposição epistêmica Quadripolar (epistemológico, teórico, morfológico e técnico) estabelece uma via metodológica proposto por Popper (2007). Os dados quantitativos foram colhidos através de questionários, desde as ações instrucionais ocorridas entre os anos de 2011 e 2013 colhidos de 72 ouvidores participantes da administração direta do Estado do Ceará. Os dados qualitativos foram aplicados a 9 instrutores e 11 gestores por entrevistas semiestruturadas. Os dados foram tratados através da análise fatorial e equações estruturais que apresentaram bons índices de confiabilidade. Os resultados evidenciaram que Suporte Organizacional e à Transferência são importantes preditores de impacto, evidenciados por variáveis relacionadas ao apoio gerencial, melhoria na rotina de trabalho, autonomia e melhoria de indicadores, gerando impactos para a satisfação do usuário. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPAC - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_dis_masmelo.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.