Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Júlio Wilson-
dc.contributor.authorSousa, Maria Iracema Pinho de-
dc.date.accessioned2016-03-23T11:39:28Z-
dc.date.available2016-03-23T11:39:28Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Iracema Pinho de. Transdisciplinaridade e inter-relações entre avaliação e desenvolvimento da aprendizagem assíncrona através de narrativas de cursistas universitários em fóruns de discussão. 2015. 322f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15715-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAsynchronous learningpt_BR
dc.subjectLearning development assessmentpt_BR
dc.subjectQualitative and formative assessmentpt_BR
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAtividades didáticaspt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e da Comunicação - TICSpt_BR
dc.titleTransdisciplinaridade e inter-relações entre avaliação e desenvolvimento da aprendizagem assíncrona através de narrativas de cursistas universitários em fóruns de discussãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEntre as mudanças globais enfrentadas nas pouco mais de três últimas décadas, destacam-se as maneiras como a informação, no espaço digital e na Web, é acessada, inter-relacionada e ressignificada, no aspecto da construção de novos conhecimentos e saberes. Estas mudanças estão significativamente vinculadas à quebra de paradigmas e crises entre as áreas de conhecimento. Neste cenário, a sociedade enfrenta uma inesperada corrida de rápidas transformações, fusões e nascimento de novas áreas de conhecimento interdisciplinares, carreando o processo educacional para uma contínua e desafiante crise. Progressivamente, o uso pedagógico das TIC ocupa os espaços da outrora educação conservadora presencial e instrucionista, outorgando cenários favorecedores à integração pedagógica entre: as mídias, o construtivismo, a autonomia, a criatividade e o aprender juntos. Nas próximas décadas, decorrerão mudanças significativas nas propostas de avaliação, notadamente voltadas para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa, em espaços assíncronos, o que suscita profundas reflexões, concernentes às transposições teórico-metodológicas e práticas, que incidirão sobre a ressignificação e relações entre o desenvolvimento da aprendizagem e sua avaliação. A presente investigação, de caráter qualitativo e de pesquisa-ação, se insere no cenário do desenvolvimento de atividades pedagógicas colaborativas, expressas por narrativas, postadas em Fóruns de discussão, durante o transcurso de uma disciplina de Informática na Educação, ofertada presencialmente pelo Departamento de Fundamentos da Educação da FACED/UFC, em que majoritariamente participaram estudantes de graduação. A proposta didática da disciplina se baseia nos pressupostos da teoria da aprendizagem significativa ausubeliana, no mapeamento cognitivo, na visão de Okada, e no estar junto virtual, segundo Valente e Almeida. Foram escolhidos dois de seus Fóruns temáticos disciplinares, que abordavam as temáticas de estudo: o uso pedagógico de mapas conceituais e pressupostos da avaliação formativa da aprendizagem, numa visão construtivista (AUSUBEL, FERNANDES, MASETTO, PERRONOUD, ZABALA). Parte do referencial teórico da Tese permeia a avaliação na forma clássica e contribuições não clássicas, que apontam para a necessidade de se repensar a avaliação, numa ótica do construtivismo e da aprendizagem assíncrona. Os conjuntos de narrativas, postados pelos estudantes, são constituídos por dados multidimensionais fortemente entrelaçados, que foram mapeados e analisados, sob a forma de categorias, à luz do referencial teórico e objetivos adotados na Tese, sob o foco da análise textual discursiva (MORAES, GALIAZZI) e da análise qualitativa de dados multidimensionais, fazendo-se o uso do software CHIC (ALMOULOUD, PRADO, VALENTE). Em seguida, partindo-se de uma árvore de similaridade, gerada pelo CHIC, foram estabelecidas inter-relações hierárquicas e relacionais, entre as categorias, organizadas em três eixos temáticos, e as narrativas dos cursistas, de modo a analisar, numa ótica do referencial teórico da Tese, como se desenvolve a aprendizagem e como a avaliação, qualitativa e formativa, pode estar associada ao desenvolvimento da aprendizagem. Da análise multidimensional das narrativas dos cursistas, numa ótica transdisciplinar, emergiram indícios preliminares de inter-relações hierárquicas e relacionais, entre os três campos de conhecimentos desenvolvimento da aprendizagem, avaliação e saberes pedagógicos e tecnológicos, e as ações pedagógicas vivenciadas nos Fóruns TelEduc, que questionam se repensar os pressupostos da avaliação da aprendizagem e a convergência dos futuros caminhos das práticas pedagógicas e avaliativas.pt_BR
dc.title.enTransdisciplinary and inter-relationships between evaluation and development of asynchronous learning through university course participants narratives in discussion forumspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tese_mipsousa.pdf6,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.