Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15688
Tipo: Dissertação
Título: Da educação ambiental para a sustentabilidade à sustentabilidade da educação ambiental: os caminhos da Creche Escola Mestre Izaldino em Maceió - AL
Título em inglês: Environmental education for sustainability sustainability environmental education: the paths of Nursery School Teacher Izaldino in Maceió - AL
Autor(es): Miller, Virgínia Moura
Orientador: Matos, Kelma Socorro Lopes de
Palavras-chave: Educação ambiental;Sustentabilidade;Alfabetização ecológica;Políticas públicas
Data do documento: 2013
Citação: MILLER, Virgínia Moura. Da educação ambiental para a sustentabilidade à sustentabilidade da educação ambiental: os caminhos da Creche Escola Mestre Izaldino em Maceió - AL. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: O presente trabalho intitulado ―Da Educação Ambiental para a Sustentabilidade à Sustentabilidade da Educação Ambiental: os caminhos da Creche Escola Mestre Izaldino em Maceió – AL‖ teve como objetivo: a) analisar como a EA está sendo implantada na Creche Escola Mestre Izaldino - CEMI e o que garante que ela seja implantada com Sustentabilidade; b) registrar as ações de formação continuada em EA desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió – SEMED e pelo Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva – PEALV em Maceió e c) propor sugestões que contribuam para a efetivação da Educação Ambiental na rede municipal de ensino. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa, por um Estudo de Caso. Para a construção do referencial teórico fez-se uma revisão da literatura onde discutiu-se a crise ambiental, a perspectiva da Sustentabilidade, Sustentabilidade e Educação, o caráter ideológico da EA, o processo de Institucionalização da EA no Brasil, as Ausências e Emergências em Educação e Formação de Educadores, e o Ambiental na Educação Infantil. Seguiu-se apresentando um pouco da história e objetivos e ações desenvolvidas pelo Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva - PEALV. Contou-se a história da CEMI, analisando como ela tem educado para a Sustentabilidade e com Sustentabilidade no seu projeto pedagógico de promoção da EA com inserção e integração com a comunidade onde a escola está inserida. Fez-se também uma reflexão sobre as concepções de EA e de Meio Ambiente da comunidade escolar (gestoras, professoras, auxiliares de serviços gerais e pais/mães de alunos/as) e percebeu-se algumas contradições, em que certa parte dos(as) entrevistados(as) apresentam uma visão naturalista de Meio Ambiente e outra uma concepção de EA comportamentalista, mas isto não tem comprometido a sustentabilidade da implementação da EA na escola. Pode-se verificar que os Princípios Básicos da Alfabetização Ecológica (a parceria, a interdependência, a natureza cíclica – que na educação pode ser entendido como o intercâmbio cíclico de informação, a flexibilidade, e a diversidade) propostos por Capra (1996), estão presentes na comunidade escolar da CEMI, mostrando com isto que a escola está no caminho correto para a construção da Sustentabilidade, para a construção de um Espaço de Educadores Sustentáveis.
Abstract: This work entitled "From Environmental Education for Sustainability to the Sustainability of Environmental Education: the paths of the Nursery School Teacher Izaldino in Maceió - AL" aims to: a) analyze how the EE is being deployed in the Nursery School Teacher Izaldino – CEMI, and what guarantees that it be implemented with Sustainability b) register the actions of ongoing training in EE developed by the Municipal Education Office of Maceió – SEMED, and the Environmental Education Program Lagoa Viva - PEALV also in Maceió, and propose suggestions that contribute to the realization of EE in municipal schools. The methodology is qualitative in nature, characterized by a case study. In order to construct the theoretical framework, we reviewed the literature which discussed the Environmental Crisis, the prospect of Sustainability, Sustainability and Education, the ideological character of EE, the process of institutionalization of EE in Brazil, the Absences and Emergencies in Education and in Educators Development. Following, we present the Environmental in Childhood Education. Subsequently, we introduce some of the history, goals and actions developed by PEALV as well as the story of CEMI, analyzing how it has educated for Sustainability, and with sustainability in its pedagogical project for promotion of EE with insertion and integration in the community where the school is located. We also reflect on the conceptions of EE and environment school community (administrators, teachers, auxiliary staff and student‘s parents), and noticed some contradictions, part of the respondents feature a naturalistic view of the Environment and a behaviorist conception of EE. However, this fact has not compromised the sustainability of EE implementation in school. We could verify that the basic principles of ecological literacy (partnership, interdependence, the cyclical nature which in education, can also be understood as the cyclical exchange of information, flexibility, and diversity) proposed by Capra (1996), are present in school community of CEMI, showing by this, that the school is on the right way for the construction of Sustainability, and also, for the construction of Sustainable Educational Spaces
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15688
Aparece nas coleções:DBIO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_vmmiller.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.