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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15598
Tipo: | Dissertação |
Título : | Conversor CC-CC bidirecional em corrente para aplicação em veículos elétricos |
Título en inglés: | Bidiretional DC-DC converter in current for aplication in eletrical vehicle |
Autor : | Barrozo, Francisco Eudes Oliveira |
Tutor: | Bascopé, René Pastor Torrico |
Co-asesor: | Pontes, Ricardo Silva Thé |
Palabras clave : | Engenharia elétrica;Conversores;Veículos elétricos |
Fecha de publicación : | 2010 |
Citación : | BARROZO, F. E. O. Conversor CC-CC bidirecional em corrente para aplicação em veículos elétricos. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho apresenta o estudo de um conversor CC-CC baseado em uma célula de comutação de três estados para aplicação em Veículos Elétricos (VEs). O conversor é projetado para funcionar em dois modos de operação: modo elevador (boost) e abaixador (buck). A topologia apresentada possibilita a bidirecionalidade de energia, havendo situações que esta é devolvida pela carga ao barramento formado por um grupo de baterias. Uma análise quantitativa e qualitativa do conversor é realizada; o conversor é projetado para uma potência de 10 kW, considerando uma carga linear. É realizada ainda uma modelagem e estudo de controle para o modo de operação boost a fim de se obter um barramento de tensão que acione um motor de tração do veículo elétrico. Para verificar o princípio de funcionamento do conversor foi implementado em laboratório, um protótipo de 1 kW. |
Abstract: | This work presents study of a DC-DC converter based on three states switching cell for application in Electric Vehicles (EVs). The converter is designed to operate in two modes: step up mode (boost) and step down mode (buck). The presented topology enables the bidirectionality of energy, with situations that is returned by the bus load formed by a group of batteries. A quantitative and qualitative analysis converter is done, the converter is designed for a output power of 10 kW, assuming a linear load. It is further performed a modeling and control study for the boost mode of operation in order to obtain a voltage bus to drive a traction motor of electric vehicle. To verify the working principle of the converter, was implemented in laboratory a prototype of 1 kW. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15598 |
Aparece en las colecciones: | DEEL - Dissertações defendidas na UFC |
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