Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15303
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação de fatores socioeconômicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municípios cearenses |
Autor(es): | Rocha, Pedro Fernando Damasceno |
Orientador: | Tabosa, Francisco José Silva |
Palavras-chave: | Administração pública;Educação;Prova Brasil |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | ROCHA, Pedro Fernando Damasceno. Avaliação de fatores socioeconômicos e comportamentais nos resultados dos alunos na prova Brasil de 2011 nos municípios cearenses. 2015. 37f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza - Ce, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores socioeconômicos e comportamentais dos alunos que mais influenciaram nos seus resultados na Prova Brasil de 2011. Para tanto, utiliza-se quatro modelos econométricos do tipo Logit para medir a chance destes alunos atingirem um ponto de corte nas disciplinas de língua portuguesa e matemática no 5º e 9º ano do ensino fundamental. Os resultados mostram a importância das variáveis relacionadas às famílias nos resultados dos alunos. Medidas simples como incentivar os filhos a estudar tiveram mais importância nas estimativas que variáveis relacionadas a posses de bens. Os alunos que afirmaram que os professores passam e corrigem tarefas, bem como os que fazem o dever de casa de forma regular têm probabilidade maior de atingir os resultados almejados, chegando a 16 pontos percentuais a mais de chance para matemática no 9º ano. Não ter reprovação anterior eleva as chances de forma significativa em ambas as séries e disciplinas o que indica a importância de um acompanhamento mais individualizado para as crianças com dificuldades de aprendizado logo nos primeiros anos de vida escolar. Por fim, cabe destacar a grande heterogeneidade dos resultados entre os municípios. Mesmo com PIB semelhantes alguns municípios têm notas médias muito distantes indicando a importância de políticas públicas na área de educação. |
Abstract: | This study aims to identify the socioeconomic and behavioral factors that most influenced the students on their results of the “Prova Brasil 2011”. Therefore, we use four econometric models of the logit type to measure the chance of these students to achieve a cutoff in Portuguese-speaking subjects and mathematics on the 5th and 9th grade of elementary school. The results show the importance of the variables related to families on student outcomes. Simple measures such as encouraging children to study had more importance in estimates that variables related to goods of possessions. Students who reported that teachers give and correct tasks, as well as those who do regularly homework are more likely to achieve the desired results, reaching 16 percentage points more chance for math in grade 9. Having no previous failure increases the likelihood significantly in both series and disciplines which indicates the importance of a more personalized support for children with learning difficulties in the first years of school life. Finally, we highlight the great heterogeneity of results among municipalities. Even with similar GDP some municipalities have very distant middle notes indicating the importance of public policies in education. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15303 |
Aparece nas coleções: | PEP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_dissert_pfdrocha.pdf | 229,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.