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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15237
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Educação de jovens e adultos e alfabetização: questões conceituais |
Authors: | Silva, José Barbosa da |
Keywords: | Teoria e política;Educação de Jovens e Adultos;Alfabetização;Youth and adult education |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Revista Educação e Debate |
Citation: | SILVA, José Barbosa da. Educação de jovens e adultos e alfabetização: questões conceituais. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 28, V. 1, n. 51/52, p. 05-17, 2006. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O artigo discute a importância e a natureza política dos conceitos para a formulação de teorias; aborda a educação como ato atrelado a seu tempo histórico, reflexo de regras econômicas, sociais, culturais, jurídicas e políticas, indispensável à manutenção e mudança dos sistemas sociais e das sociedades; apresenta a educação de jovens e adultos (EJA) como atividade de perfil variado, ao longo da História, em sintonia com as conjunturas de cada tempo e, na atualidade, como luta política em prol da promoção e do apoio à aprendizagem de adultos, durante toda a vida, incluindo a garantia de acesso, bem como a permanência, à pessoas que na infância ou na juventude foram privadas da educação escolar; discute a alfabetização de pessoas jovens e adultas como atividade de promoção da habilidade de uso da leitura e da escrita na dinâmica contemporânea das sociedades e como portal indispensável à entrada das pessoas no processo de escolarização. |
Abstract: | This paper analyzes the importance and the political nature of the concepts for the formulation of theories. This article has a bottom-up-approach regarding education as an act that is linked to its historical time, a reflex action from economic, social, cultural, juridical and political tules. The education is indispensable to the maintenance and change of the social systems. This survey presents youth and adult education as a varied profile job along History, in tune with the conjectures concerning each period of time and nowadays as a political struggie in favor of the promotion and full support to adult learning and even the guarantee of their entry into schools, where these people have not been allowed to study at during their childhood or during their youth. It also talks about literacy of the youth and the adult as an assignment that provides the essential skills, such as reading, writing, which are seen as an indispensable tool to their entrance into the schooling process. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15237 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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