Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Ligiane de Castro-
dc.date.accessioned2016-02-18T11:50:18Z-
dc.date.available2016-02-18T11:50:18Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationLOPES, Ligiane de Castro. O direito da pessoa com necessidades educativas especiais à educação inclusiva. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 27, v. 1, n. 49/50, p. 30-39, 2005.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15207-
dc.description.abstractThis article is divided in four parts, the first talks about the student who has special educational necessities as a person who must have assured the right of a quality education, respecting his individuality. In the second part, is broached the history of people with deficiency who tried out since the non-recognition of bis rights, by means of the exclusion and a segregative education, until a inclusive education which has gradually been carrying out. The third part discusses this people education on the legal documents and the problems to his accomplishment. The last part, the final considerations, brings a synthesis of factores considered as obstacles to a inclusive pract ice and a discussion about the challenges which should be faced in this direction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitospt_BR
dc.subjectNecessidades especiaispt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleO direito da pessoa com necessidades educativas especiais à educação inclusivapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo está dividido em blocos. O primeiro, trata o aluno com necessidades educativas especiais na condição de sujeito que deve ter assegurado o direito à educação de qualidade, respeitando-se as individualidades. No segundo bloco, é abordado o histórico de pessoas com deficiência que experimentaram situações diversas, negação de seus direitos, configurada como exclusão e como educação segregacionista, até educação inclusiva, que vem aos poucos se efetivando. O terceiro bloco discute a educação dessas pessoas inscrita em documentos oficiais e os impasses para sua efetivação prática. No último bloco, o das considerações finais, traz a síntese de fatores considerados obstáculos à prática inclusiva e uma discussão dos desafios que devem ser enfrentados nesse sentido.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_art_lclopes.pdf9,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.