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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lopes, Ligiane de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-18T11:50:18Z | - |
dc.date.available | 2016-02-18T11:50:18Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Ligiane de Castro. O direito da pessoa com necessidades educativas especiais à educação inclusiva. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 27, v. 1, n. 49/50, p. 30-39, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15207 | - |
dc.description.abstract | This article is divided in four parts, the first talks about the student who has special educational necessities as a person who must have assured the right of a quality education, respecting his individuality. In the second part, is broached the history of people with deficiency who tried out since the non-recognition of bis rights, by means of the exclusion and a segregative education, until a inclusive education which has gradually been carrying out. The third part discusses this people education on the legal documents and the problems to his accomplishment. The last part, the final considerations, brings a synthesis of factores considered as obstacles to a inclusive pract ice and a discussion about the challenges which should be faced in this direction. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direitos | pt_BR |
dc.subject | Necessidades especiais | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | O direito da pessoa com necessidades educativas especiais à educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo está dividido em blocos. O primeiro, trata o aluno com necessidades educativas especiais na condição de sujeito que deve ter assegurado o direito à educação de qualidade, respeitando-se as individualidades. No segundo bloco, é abordado o histórico de pessoas com deficiência que experimentaram situações diversas, negação de seus direitos, configurada como exclusão e como educação segregacionista, até educação inclusiva, que vem aos poucos se efetivando. O terceiro bloco discute a educação dessas pessoas inscrita em documentos oficiais e os impasses para sua efetivação prática. No último bloco, o das considerações finais, traz a síntese de fatores considerados obstáculos à prática inclusiva e uma discussão dos desafios que devem ser enfrentados nesse sentido. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2005_art_lclopes.pdf | 9,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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