Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15188
Tipo: Dissertação
Título : O efeito da infraestrutura sobre as proficiências média de português e matemática das escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza
Autor : Cavalcante, Teresa Cristina Matos
Tutor: Irffi, Guilherme Diniz
Palabras clave : Escolas públicas;Ensino fundamental
Fecha de publicación : 2014
Citación : CAVALCANTE, Teresa Cristina Matos. O efeito da infraestrutura sobre as proficiências média de português e matemática das escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza. 2014. 27f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza-CE, 2014.
Resumen en portugués brasileño: Uma condição necessária para promover a educação é o ambiente físico da escola, denominado como infraestrutura escolar, o qual estimula e viabiliza o aprendizado dos alunos. Neste sentido, esta dissertação se propõe a estimar o efeito da infraestrutura sobre as proficiências de português e matemática dos alunos do 5º e 9º do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Fortaleza. Para isso, utilizam-se as informações da Prova Brasil de 2011, realizada pelo INEP. A partir dos resultados verifica-se que não existe parcimônia sobre efeitos da infraestrutura das escolas em relação a proficiência média. No entanto, convém ressaltar que o estado do Telhado, das Salas, da Biblioteca e dos Laboratórios apresentam efeitos positivos sobre as proficiências de português e matemática para os alunos do 5º e 9º.
Abstract: A necessary condition to promote education is the infrastructure of the school, which encourages and enables student learning. In this sense, this dissertation aims to estimate the effect of infrastructure on the proficiencies of Portuguese and Mathematics of the 5th and 9th of basic education of the public schools in Fortaleza. For this, we use the information of Prova Brasil, in 2011, conducted by INEP. From the results it appears that there is no parsimony effects on the infrastructure of schools in relation to average proficiency. However, it should be emphasized that the state of the roof, the rooms, the library and laboratories have positive effects on the proficiencies of Portuguese and Mathematics for students in the 5th and 9th.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15188
Aparece en las colecciones: PEP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_dissert_tcmcavalcante.pdf111,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.