Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15185
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fazendo ciências com o Tabletop: efeito do uso de computadores no desenvolvimento cognitivo
Autor(es): Lira, Ana Karina Morais de
Palavras-chave: Informática educativa;Ensino de ciências;Banco de dados
Data do documento: 2003
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: LIRA, Ana Karina Morais de. Fazendo ciências com o Tabletop: efeito do uso de computadores no desenvolvimento cognitivo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 2, n. 46, p. 86-96, 2003.
Resumo: O presente artigo discute o uso de computadores no ensino de ciências, com foco na incorporação de um software do tipo banco de dados em atividades de investigação científica, e seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo de pré-adolescentes. Para tanto, nós abordamos o tema teoricamente, apresentamos um exemplo de atividade que inclui o uso do software Tabletop, e por último, descrevemos e analisamos respostas fornecidas por alunos de 5a série para o problema da flutuação de objetos como atividade de Investigação Científica com suporte de Bancos de Dados (ICBD). A análise dessas respostas demonstra que a forma pela qual os alunos lidam com os requerimentos de atividades de investigação científica, e respondem a eles, depende tanto das estruturas de raciocínio previamente construídas, quanto da estrutura de aprendizagem que emerge na interação que acontece nessa experiência.
Abstract: The present article discusses the use of computers in science teaching. It focus especially on the incorporation of a database software in activities of scientific investigation, and its effects on cognitive development of pre-adolescents. First, we discuss the theory, then we present an example of an activity which includes the software Tabletop. Finally, we describe and analyse answers given by pre-adolescents - 5th class students of a particular Brazilian school - in order to solve the problem of floating objects as an activity of scientific investigation with the support of a database (SISD). The analysis of these answers indicates that the way through which the students deal with the requirements of the activities of scientific investigation, and answer to it, depends on the reasoning structures they have already constructed, and also on the learning structure which emerges during the interaction which happens in this experience.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15185
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_art_akmlira.pdf9,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.