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dc.contributor.authorLira, Ana Karina Morais de-
dc.date.accessioned2016-02-16T18:48:06Z-
dc.date.available2016-02-16T18:48:06Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationLIRA, Ana Karina Morais de. Fazendo ciências com o Tabletop: efeito do uso de computadores no desenvolvimento cognitivo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 2, n. 46, p. 86-96, 2003.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15185-
dc.description.abstractThe present article discusses the use of computers in science teaching. It focus especially on the incorporation of a database software in activities of scientific investigation, and its effects on cognitive development of pre-adolescents. First, we discuss the theory, then we present an example of an activity which includes the software Tabletop. Finally, we describe and analyse answers given by pre-adolescents - 5th class students of a particular Brazilian school - in order to solve the problem of floating objects as an activity of scientific investigation with the support of a database (SISD). The analysis of these answers indicates that the way through which the students deal with the requirements of the activities of scientific investigation, and answer to it, depends on the reasoning structures they have already constructed, and also on the learning structure which emerges during the interaction which happens in this experience.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInformática educativapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.titleFazendo ciências com o Tabletop: efeito do uso de computadores no desenvolvimento cognitivopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo discute o uso de computadores no ensino de ciências, com foco na incorporação de um software do tipo banco de dados em atividades de investigação científica, e seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo de pré-adolescentes. Para tanto, nós abordamos o tema teoricamente, apresentamos um exemplo de atividade que inclui o uso do software Tabletop, e por último, descrevemos e analisamos respostas fornecidas por alunos de 5a série para o problema da flutuação de objetos como atividade de Investigação Científica com suporte de Bancos de Dados (ICBD). A análise dessas respostas demonstra que a forma pela qual os alunos lidam com os requerimentos de atividades de investigação científica, e respondem a eles, depende tanto das estruturas de raciocínio previamente construídas, quanto da estrutura de aprendizagem que emerge na interação que acontece nessa experiência.pt_BR
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