Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15170
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar |
Authors: | Loiola, Francisco Antônio Therrien, Jacques |
Keywords: | Epistemologia da prática;Experiência;Competência |
Issue Date: | 2003 |
Publisher: | Revista Educação em Debate |
Citation: | LOIOLA, Francisco Antônio; THERRIEN, Jacques. Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 1, n. 45, p. 96-106, 2003. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O trabalho aborda a relação entre experiência e competência docente nas suas manifestações na práxis do profissional de educação no chão da sala de aula apresentando os resultados de um estudo qualitativo de natureza exploratória junto a professores de escolas públicas, cotejando a trajetória pessoal e profissional e a experiência docente concreta. Nesse sentido foi composto um quadro analítico apoiado na teoria da ação ou cognição situada. Centramos nossa atenção na epistemologia da prática procurando compreender o diálogo do conhecimento pessoal com a ação. Os professores pesquisados demonstram um olhar crítico em relação aos saberes de formação, todavia, não rompem com esses de forma definitiva; elegem a prática como critério de validação e associam as transformações dos saberes de formação ao momento da prática e em curso de carreira; a "experiência profissional" constitui ao mesmo tempo um espaço de aprendizagem incontornável e um método organizador da competência. |
Abstract: | This study treats of the relationship between experience and competence in teaching as manifested in the daily professional work in education in the c1assroom. The study makes a quality assessment of an exploratory nature among teachers in public schools taking into consideration their personal and professional history as well as their teaching experience. With this in mind an analytic picture was made based on action theory. Attention was focused on epistemological practice trying to understand the dialogue between personbal knowledge and action. The teachers who took part in this research showed they had a critical outlook in relation to the demands of formation although not discarding these definitively. They choose practice as a criterion for validation and associated the changes in formation know-how with the practice acquired in their professional careers. At the same time professional experience constituted the space for learning and the organizational method for competence. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15170 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2003_art_faloiolajtherrien.pdf | 11,04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.